Biodiversidade brasileira - Arlequim-da-mata

Essa semana é a Semana da Biodiversidade, já que sábado (22/05) é o Dia da Biodiversidade. Pensando nisso, resolvi postar cada dia um ser vivo pertencente à biodiversidade brasileira, que por sinal é exuberante. Pra começar vou falar de um inseto que me deixou bastante curioso quando eu estava fazendo meu insetário para a faculdade: o arlequim-da-mata (Acrocinus longimanus).


Esse é que está no meu insetário

Ele é um besouro encontrado no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Só não é encontrado nos pólos. Alimenta-se de tudo, como pólen, néctar e madeira, causando estragos em algumas plantações.

Suas larvas é que causam os danos nas árvores, pois se alimentam do interior da planta. As antenas e as patas traseiras são bem desenvolvidas, coisas marcantes na espécie; além dos espinhos no tórax.

Sua coloração é bem característica, que lembra o arlequim da commedia dell'arte devido a suas cores exuberantes e a forma de mosaico que elas formam sobre o corpo do animal.

Ele emite um chiado muito peculiar, uma das coisas que me deixaram bastante impressionado quando peguei esse besouro.

É isso, amanhã outra espécie da biodiversidade brasileira, espero que gostem.
T+.


Mais informações no site da Revista Terra da Gente.



Biodiversidade brasileira - Arlequim-da-mata Biodiversidade brasileira - Arlequim-da-mata Reviewed by Túlio Lima Botelho on 21:41 Rating: 5

4 comentários:

  1. olha eu conseguir pro meu insetario dois exemplares dessa especie

    ResponderExcluir
  2. tambem fiz um tinha mais ou menos ums120 insetos.

    ResponderExcluir
  3. acabei de encontrar um aqui em casa. Gostaria de saber o que fazer com ele, pois soltei e ele retornou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são inofensivos. Mas se ele retornar, solte-o novamente em alguma matinha longe de sua casa. Assim ele fica por lá mesmo. Mas certifique-se de que onde você vai soltar existam outros dessa espécies, pois levar espécies para um lugar onde elas não existem é prejudicial ao ambiente.

      Excluir