Biodiversidade brasileira - Jaguarundi

E como último ser vivo dessa série sobre a biodiversidade brasileira, comemorando a Semana da Biodiversidade, venho falar sobre um felino que eu não conhecia, o jaguarundi (Felis yagouaroudi).

Ele é encontrado do sul do Texas até o norte da Argentina, inclusive em quase todas as regiões do Brasil. É solitário e ocasionalmente vive em casal (principalmente na época da reprodução). É um hábil caçador e exímio nadador.

Os filhotes ficam com a mãe até os 6 meses e a medida que crescem seu pelo muda de cor.Quando dois jaguarundis se encontram, eles se comunicam através de expressões faciais e vocalizações.

Devido a destruição de seu hábitat, o jaguarundi pode ir até fazendas para se alimentar. Mas, como esse felino é um excelente caçador e é muito ágil, os fazendeiros ficam irados como ele, já que não conseguem pegá-lo. hehehe

___________________________________________________________

Bom, aqui termino minha série comemorativa sobre a Semana da Biodiversidade falando sobre alguns serves vivos encontrados por aqui no nosso Brasilzão. Desculpem o atraso pra terminar (sábado passado foi o dia da biodiversidade), eu tava com uns probleminhas no monitor aqui. Espero que tenham gostado e aguardem o que vem por aí.

Ah, aproveito pra apresentar o Nilton, o dono do post sobre as orquídeas. Ele estuda comigo lá na faculdade e chamei ele pra fazer parte da equipe do blog. Botânica é com ele.

Até+.

Biodiversidade brasileira - Jaguarundi Biodiversidade brasileira - Jaguarundi Reviewed by Túlio Lima Botelho on 01:44 Rating: 5

2 comentários:

  1. Vi um felino alaranjado deste na natureza e no mesmo lugar pude observar vários xexeu boca de ninho.
    Moro em Pernambuco Abreu e Lima.
    Foi nos dias 4 e 5/7/14.
    Espero que não sejam caçados pois o local está bem habitado e onde o homem chega a natureza perece.

    Att. Edmilson Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Tomara mesmo que ninguém cruze o caminho com eles. Caça predatória e destruição de habitat atrapalham a permanência de qualquer ser vivo em seu habitat natural...

      Excluir