Biodiversidade de orquídeas

Todos nós sabemos que o Brasil tem uma vasta Biodiversidade em flora, principalmente em orquídeas .

As orquídeas pertencem à família botânica Orchidaceae, a mais evoluída do reino vegetal com cerca de 18.500 espécies distribuídas em 788 gêneros e mais de 60.000 híbridos.

No Brasil, já foram descritas 2.350 espécies, distribuídas em 203 gêneros formando um rico patrimônio orquidológico de incalculável valor e beleza(MENEZES,1987).

As diversas espécies de orquídeas estão distribuidas geograficamente por todas as partes do globo, à exceção da Antártica. Estas plantas podem ser encontradas em locais de altitudes elevadas, em florestas tropicais, tundras semi-articas , regiões desérticas, pantânos ou pradarias de gramíneas (BLACK, 1973),embora o maior número e variedades de formas ocorram nas regiões tropicais(Suttleworth et al.,1997)

As orquídeas são monocotiledôneas, herbáceas e perenes. Quanto ao hábito de crescimento, podem ser epífitas (70%), terrestres (25%), saprofiticas ou rupícolas(5%), não existindo espécies parasitas (Black,1973).

As orquídeas foram inicalmente exploradas por meio de coletas indicriminadas de uma única espécie ou de várias variedades existentes retiradas de seu hábitat. Esse problema se agravou com o crescimento urbano, com o aumento das atividades agrícolas e extrativismo predatório (MENEZES, 1987, 1995), desmatamentos e incêndios (CARNEIRO et. al., 2001). Muitos indivíduos dessa família de plantas vem sendo dizimados ou suprimidos e, segundo Carneiro et. al. (2001), empobrecendo, de forma gradativa, a biodiversidade.
Biodiversidade de orquídeas Biodiversidade de orquídeas Reviewed by Nilton Mendes on 10:34 Rating: 5

Nenhum comentário: