Para que preservar a biodiversidade?

A natureza abriga inúmeras formas de vida: animais, planas, fungos, microorganismos... Cada uma com suas características particulares, que as tornam adaptadas ao lugar onde vivem e deixam a vida muito diversa. Esse é o conceito de biodiversidade, a diversidade da vida no planeta.

Tem-se falado muito sobre a preservação da biodiversidade, mas, afinal, qual a importância disso? Os seres humanos têm alguma relação com a biodiversidade?

Simplesmente é da biodiversidade que se retira tudo que é utilizado no dia-a-dia: da madeira das mesas e portas, ao plástico dos potes e tubos de caneta. Todos os materiais usados pelo homem são, de alguma forma, derivados de seres vivos. Até mesmo os derivados de petróleo!

Os produtos retirados da biodiversidade são também as folhas das quais fazem-se chás, dos venenos que estão se tornando remédios, dos frutos que alimentam e tantos outros que o ser humano aprendeu a dominar. Esse é um dos motivos para preservar a biodiversidade.

Outro motivo é que os seres vivos estão neste planeta seguindo seu caminho, sua vida; não estão aqui para servir ao homem e o homem não tem o direito sobre a vida deles.

O ser humano apenas pode usar o que a natureza oferece; utilizar para outras funções o que os organismos desenvolveram para as suas necessidades próprias.

Ora, a biodiversidade é o que deixa um local belo. As diferenças entre formas, cores e tamanhos formam um espetáculo incrível, digno de admiração. Esse, sem dúvida, já é um bom motivo para que elas seja preservada.
Para que preservar a biodiversidade? Para que preservar a biodiversidade? Reviewed by Túlio Lima Botelho on 00:48 Rating: 5

Nenhum comentário: