Por que o girassol acompanha o Sol?

Por muito tempo os movimentos eram atos típicos dos animais, toda planta tinha que ser imóvel. Mas atualmente já se sabe que elas se movimentam, discretamente às vezes, mas se movimentam (são os chamados nastismos).

Um exemplo clássico disso é o girassol, cujo conjunto de flores (sim, a flor do girassol na verdade são várias e ficam no centro da "flor", o miolinho) acompanha os movimentos solares durante todo o dia e murcha ao pôr-do-sol.

Mas como acontece esse movimento?

Ele se chama heliotropismo, que é o fenômeno das plantas crescerem na direção do Sol. Para ocorrer esse movimento, um hormônio entra em ação, a auxina, e faz com que o pedúnculo da flor "acompanhe" o Sol. A medida que a luz incide sobre um dos lados da planta (no girassol, o pedúnculo floral), a produção de auxina é estimulada e, já que esse hormônio tende a "fugir" da luz, ele se desloca para o lado oposto ao que está sendo iluminado, fazendo com que o lado não-ilumindado da planta cresça (a auxina, entre outras ações, atua no crescimento da planta). Tal crescimento faz a planta pender para o Sol, parecendo que ela está acompanhando o astro.

Quando o Sol se põe, a luz pára de incidir sobre o girassol e ele "murcha", como nessa foto:



O fato dos girassóis "murcharem" é porque, com o fim do estímulo causado pela luz solar, a produção de auxina pára. Assim, ele volta à sua posição normal esperando o novo dia, onde irá acompanhar o Sol, captando toda a luz necessária para realizar a fotossíntese.





________________
Fontes:
RAVEN, P.H., EVERT, R.F., EICHHORN, S.E. Biologia Vegetal, 7ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan. 2007.
Por que... o girassol gira com a luz do Sol?
Girassol
Por que o girassol acompanha o Sol? Por que o girassol acompanha o Sol? Reviewed by Túlio Lima Botelho on 23:29 Rating: 5

5 comentários:

  1. Eu descobri isso recentemente,a natureza é mesmo incrivel :)

    ResponderExcluir
  2. Isso só pode ser resultado de designer inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente de quem, ou como, essa "habilidade" do girassol foi criada/desenvolvida, o fato é que ela é simplesmente sensacional!

      Excluir