Aventurando na Escrita Científica (3) - Formigas, animais sinantrópicos e consequências da degradação da biodiversidade

Mais um post sobre os temas que pensei em usar para minha monografia: formigas, animais sinantrópicos e consequências da destruição da biodiversidade. Foram assuntos que não levei adiante, mas nas poucas pesquisas que fiz sobre o assunto, descobri muitas coisas interessantes, que vou destacar algumas agora.


  • FORMIGAS: um dos exemplos clássicos de ser vivo social, as formigas apresentam inúmeras peculiaridades no seu dia-a-dia: 
- Além de escravizarem pulgões para a a obtenção de glicose, algumas espécies escravizam outras formigas para fazer todo o seu trabalho;
- Ao morrer, as formigas deixam de exalar determinado odor, dessa forma as outras formigas sabem que ela passou desta para uma melhor e tratam logo de removê-la do formigueiro para evitar que microorganismos causadores de doenças se espalhem.
- Algumas formigas "sacrificam-se" por suas companheiras sempre que o formigueiro é fechado. Em formigas diurnas, por exemplo, o formigueiro é fechado à noite e sempre algumas formigas ficam do lado de fora para garantir a vedação completa do orifício. Elas acabam morrendo, mas garantem que toda a sociedade ficará segura. O que resta saber é se elas fazem isso por altruísmo puro ou essas formigas já estão velhas e doentes, por isso são sacrificadas.

  • ANIMAIS SINANTRÓPICOS: animais sinantrópicos são aqueles que vivem próximo ao ser humano, mas não são seus animais de criação. Alguns exemplos são: pombos, ratos, formigas, cupins e baratas. Eles passam a viver com o ser humano principalmente por causa da destruição de seu habitat e consequente falta de recursos. Ao se depararem com habitações humanas, tais espécies encontram alimento e abrigo fartos e passam a viver ali. Esses animais causam diversos danos para a sociedade humana, indo desde danos econômicos até problemas de saúde pública. 

  • CONSEQUÊNCIAS DA DESTRUIÇÃO DA BIODIVERSIDADE: com a destruição da diversidade de vida do planeta, inúmeras consequências acontecem. Dentre elas, pode-se destacar as mudanças na qualidade do ar, água e solo, aumento dos animais sinantrópicos e de doenças entre a população.

Esses foram os últimos temas que eu cogitei em fazer meu TCC antes da escolha final do tema. Esses dois últimos (animais sinantrópicos e consequências da destruição da biodiversidade) possuem relações com o tema do meu projeto, que apresentarei nesta terça-feira, 12/04: impactos causados pela introdução de espécies exóticas.
Aventurando na Escrita Científica (3) - Formigas, animais sinantrópicos e consequências da degradação da biodiversidade Aventurando na Escrita Científica (3) - Formigas, animais sinantrópicos e consequências da degradação da biodiversidade Reviewed by Túlio Lima Botelho on 21:32 Rating: 5

Nenhum comentário: