A natureza está no seu direito? Ou o homem é a vítima?

Desastres ambientais, estão cada vez mais frequentes, ano após ano. As pessoas às vezes se perguntam: é o fim do mundo? Ira divina? Vingança da natureza?

O que acontece é, na verdade, uma resposta da natureza ao que acontece no planeta. Um exemplo são tragédias decorrentes de deslizamentos de terra, como os que aconteceram na região serrana do Rio de Janeiro no início deste ano. Com todo o carbono lançado na atmosfera, a temperatura sobe. A umidade do ar aumenta também e as chuvas começam. Para piorar, o mau planejamento urbano e a consciência das pessoas em relação ao descarte do lixo contribuem para enchentes e tragédias com deslizamentos, já que não haverá locais para o escoamento da água.

Isso tudo acontece como forma do planeta se adaptar às novas condições que o homem impõe a ele. Todo tipo de degradação ambiental ocorrida altera o equilíbrio existente na natureza, e ela sempre tenta voltar para esse equilíbrio. Entretanto, até o equilíbrio ser retomado, desastres naturais podem ocorrer.

Infelizmente, alguns seres humanos acabam se tornando vítimas de tudo isso. Não porque a natureza está se vingando da espécie humana - até porque plantas e outras espécies de animais também morrem nesses desastres. O que acontece é que as pessoas que mais sofrem nessas situações, por diversos fatores, estão em áreas de risco e pagam mais caro por atos que eles próprios e seus companheiros de espécie cometeram.
A natureza está no seu direito? Ou o homem é a vítima? A natureza está no seu direito? Ou o homem é a vítima? Reviewed by Túlio Lima Botelho on 20:37 Rating: 5

Nenhum comentário: