Emissão de Gases nas atividades pecuárias

Os gases estufa são aqueles envolvidos com o efeito estufa e o aquecimento de planeta, estando sempre nas discussões sobre bem-estar do planeta. Dentre esses gases destacam o metano, gás carbônico e o óxido nitroso. Eles são emitidos para a atmosfera de muitas formas e a pecuária representa uma forma considerável de emissões.

O gás carbônico é emitido principalmente com as queimadas, seja para eliminar a mata nativa e dar lugar às pastagens, ou para induzir a rebrota do pasto. O óxido nitroso é lançado na atmosfera pela urina dos animais e uso de fertilizantes nitrogenados. O nitrogênio provenientes das fezes dos animais quase não causa muito dano, pois já está na fase orgânica e sofre baixa mineralização, se incorporando no solo e auxiliando em sua fertilidade.

No entanto, o metano é altamente poluente e sua principal fonte, em locais onde é agropecuária é presença marcante, são as flatulências bovinas, sendo chamado de metano entérico. Natural dos excrementos bovinos, sua emissão varia de acordo com o tipo de alimentação que o bovino consome, sendo que uma dieta irregular contribui muito para o aumento do metano lançado na atmosfera.

É essencial que sejam aplicadas medidas mitigadoras para as emissões dos gases estufa e no ambiente agropecuário ela pode ser feita de várias maneiras. Para reduzir o gás carbônico, deve-se acabar com a prática das queimadas e dar preferência à técnicas de manejo de pastagem. No caso do metano, proporcionar uma dieta balanceada aos bovinos é essencial para diminuir sua emissão.

Estimular o plantio de árvores para sequestrar os gases estufa também é importante, por elas absorverão parte dos gases na atmosfera, promovendo uma melhor qualidade do ar da região.
Emissão de Gases nas atividades pecuárias Emissão de Gases nas atividades pecuárias Reviewed by Túlio Lima Botelho on 09:57 Rating: 5

Nenhum comentário: