A Educação Ambiental no dia-a-dia das pessoas, em todos os lugares


A Educação Ambiental é uma forma de mostrar às pessoas sobre como elas podem ajudar o meio ambiente, revendo suas atitudes e agindo de forma mais sustentável no seu dia-a-dia

No entanto, algumas pessoas pensam que agir sustentavelmente, seguindo tudo o que a Educação Ambiental ensina, é parar o desenvolvimento do mundo, protegendo a natureza em detrimento da vida das pessoas.

O que elas esquecem é que o ser humano também é parte da natureza e que agir sustentavelmente é preservar o meio ambiente, mas garantir que as populações de hoje e as que virão possuam um planeta bom para viver, com desenvolvimento e sem degradação.


Para que isso seja feito, inicialmente deve haver uma cooperação das esferas governamentais para que se faça toda a divulgação dos problemas ambientais e como eles podem ser corrigidos. Unido a isso, métodos de ensino da Educação Ambiental devem ser propostos, para que ela faça parte do dia-a-dia das pessoas, dentro e fora das escolas.

A Educação Ambiental deve possuir um caráter interdisciplinar, sendo abordada em todas as disciplinas escolares, mesmo que imperceptível. Em pequenos textos, talvez em enunciados de questões, os alunos podem se deparar com as questões ambientais, a situação do planeta ou meios de como ajudar a diminuir a poluição do planeta.

Entretanto, isso deve ser feito de forma séria, para que a Educação Ambiental não seja uma cópia das aulas conceituais de biologia. Ela deve englobar o conhecimento teórico com a prática diária, as ações que todos devem tomar para melhor a qualidade de vida da Terra.

E a interdisciplinaridade da Educação Ambiental não fica restrita apenas nas escolas, ele deve estar presente nos programas de televisão, rádio, conversas entre amigos, nas igrejas, e em muitos outros lugares em que as pessoas têm acesso à informação que faça mudar suas atitudes.

Adquirindo esses conhecimentos, acabará o mito de que a preservação da natureza exclui a humanidade. Agindo de forma sustentável, de acordo com o que foi aprendido com a Educação Ambiental, a vida das pessoas mudará, irá melhorar a sua qualidade de vida, o local de sua moradia, a qualidade de sua alimentação.

Para isso, basta apenas às pessoas quebrarem velhos paradigmas, deixar de lado o egoísmo e passar a olhar para o meio onde vivem, da qual fazem parte e de onde obtém sua sobrevivência.
A Educação Ambiental no dia-a-dia das pessoas, em todos os lugares A Educação Ambiental no dia-a-dia das pessoas, em todos os lugares Reviewed by Túlio Lima Botelho on 23:37 Rating: 5

Nenhum comentário: