Feliz Ano Novo de mudanças

Pessoal, 2011 já se foi e 2012 está aí... E esse ano promete, pois vários eventos grandiosos acontecerão no mundo e que podem mudar muita coisa na forma como levamos nossa vida. Para começar, em junho, teremos a RIO+20, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. 

Celebrando 20 anos da célebre RIO-92, novamente a cidade maravilhosa vai receber um evento onde a preservação do meio ambiente estará na pauta de discussões de governantes do mundo inteiro. Será que as decisões que lá serão tomadas mudarão as atitudes da humanidade contra nosso planeta? Será que as emissões de poluentes serão reduzidas?

Um mês depois, Londres será a sede dos Jogos Olímpicos deste ano, evento grandioso que mais uma vez vai reunir pessoas do mundo inteiro para torcer por seus atletas.

No campo da política, teremos as eleições municipais em outubro e, nos EUA, as eleições presidenciais. Será que os eleitos terão uma preocupação maior e empenho real com a natureza e o desenvolvimento sustentável? Ou serão apenas promessas de campanha?

Mas, na minha opinião, o evento que marca 2012, é, sem dúvida, a profecia maia que diz que uma grande mudança ocorrerá em 21 de dezembro de 2012. Esta data foi fixada pois é o último dia do calendário de conta longa (que dura 5125 anos) dessa brilhante civilização pré-colombiana. No fim desses ciclos, existe a crença que uma grande mudança irá ocorrer no mundo, mas não deixa claro o que ela será: muitos acham que é uma mudança na consciência das pessoas, que darão mais valor aquilo que lhes é importante, deixando o supérfluo de lado; mas, para a grande maioria, algo de catastrófico poderá acontecer.

Nessa data, o sistema solar estará alinhado com o centro da galáxia e 2012 também pode ser um ano de grande atividade solar, com várias tempestades solares. Estas tempestades enviam partículas subatômicas para o espaço e, se chegarem ao nosso planeta, podem casar sérios danos, principalmente em aparelhos eletromagnéticos, dentre outros estragos. Seria isso o que os maias previram?

Agora vamos pensar um pouco sobre o que esta acontecendo no mundo... Será que nós mesmos não podemos estar criando o cataclisma de 2012? O ser humano vem causando a destruição de seu planeta há muito tempo; os maias mesmo foram testemunhas do avanço do "progresso" europeu na época dos descobrimentos. Guerras, doenças, corrupção... Tudo isso contribui para que a vida da humanidade seja deplorável em alguns locais. E mesmo onde existe riqueza ela não está muito boa.

A degradação feita no meio ambiente ajuda na disseminação de doenças, falta de ar e água limpos. A cada árvore caída ou lixo jogado em local inadequado, algum ser vivo vai sentir as consequências, seja ele humano ou não.

Nossos atos estão conduzindo ao fim do mundo como conhecemos. E esse fim condena a nossa espécie, pois a Terra, nosso planeta, continuará aqui. A não ser que afetamos sua estrutura física, o planeta não explodirá. As alterações ocorridas eliminarão muitos seres vivos que aqui residem e podemos estar nessa lista. Você não quer que seus filhos e netos vivam no mundo que você conheceu? Não quer que eles vivam dignamente, em boas condições?

Esse ano ouviremos muitas falas sensacionalistas e apocalípticas (eu acho que esse post foi um deles...), mas espero que o medo, temor ou repetição sobre o "fim do mundo" faça as pessoas acordarem de uma vez por todas para esse assunto falado repetidas vezes ao longo desses anos: vamos mudar nossos hábitos e cuidar mais do nosso planeta. Nós estamos destruindo, mas podemos consertá-lo, é só uma questão de querer que isso aconteça! Talvez ele não acabe em 21/12/2012, mas do jeito que as coisas vão, a espécie humana pode conhecer um planeta Terra totalmente diferente...

Enfim, essa era a mensagem que eu tenho para deixar hoje. Deseja do fundo do coração um excelente 2012  para todos e que aproveitemos esse ano como se fosse o último, tomando decisões certas (olha as eleições aí...), torcendo por nossos atletas, acompanhando a Conferência. Enfim, por mais que isso seja um clichê de início de ano, vamos fazer deste 2012 um ano espetacular, digno de lembrança não pelo seu fim, mas pela mudança de comportamento.


E que estejamos vivos para um post em 22/12/2012!!
Feliz Ano Novo de mudanças Feliz Ano Novo de mudanças Reviewed by Túlio Lima Botelho on 21:22 Rating: 5

Nenhum comentário: