2012, Ano das Energias Sustentáveis


Nos últimos anos, a ONU vem proclamando cada ano com uma temática ambiental, fazendo inúmeros trabalhos aliando natureza e sociedade, caminhando juntas para um futuro melhor. O ano de 2010 foi o Ano Internacional da Biodiversidade; já 2011 foi o Ano Internacional das Florestas e 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

Ele foi instituído para chamar a atenção do mundo para o fato de mais de 1,4 bilhão de pessoas viverem sem acesso nenhum a eletricidade e outras tantas que a possuem mas de forma intermitente, causando prejuízos como perda de alimentos que devem ser conservados em baixas temperaturas, centros de saúde sem geradores, etc.

Isso pode parecer impossível nos dias de hoje, mas é mais comum do que imaginamos. Quem não se lembra da reportagem no Natal do ano passado, onde finalmente uma comunidade isolada do Nordeste brasileiro recebeu energia elétrica?

                         

A instituição de 2012 como o Ano da Energia Sustentável para Todos faz parte de um projeto maior, que pretende até 2030 assegurar que todo o mundo tenha acesso a serviços modernos de energia; reduzir em 40% a intensidade energética do planeta e aumentar em 30% o uso de energias sustentáveis no mundo todo. 

A busca pela melhor forma de energia, que atenda a demanda crescente e não afete tanto o meio ambiente, é algo que há anos vem sendo pesquisada e vários métodos propostos: eólica, nuclear, hidrelétrica, solar, das ondas, geotérmica, etc. Cada uma possui seus prós e contras e as mais utilizadas em larga escala ainda são a hidrelétrica e nuclear.

Mas para assegurar eletricidade a 100% da população mundial, e com 30% a mais de forma sustentável, muita pesquisa deve acontecer para aumentar a eficiência das formas mais "limpas", o que infelizmente ainda faz com que elas ocorram de forma reduzida, tornando, no Brasil, a hidrelétrica a matriz energética dominante, com todos os impactos decorrentes de sua implantação.


Durante esse ano, uma série de posts vai tratar das principais formas sustentáveis de gerar energia elétrica, os números de sua utilização, impactos positivos e negativos e muito mais. Não perca!
2012, Ano das Energias Sustentáveis 2012, Ano das Energias Sustentáveis Reviewed by Túlio Lima Botelho on 19:35 Rating: 5

Nenhum comentário: