Energias Sustentáveis #1 - Energia Solar

2012 é o Ano das Energias Sustentáveis, mas o que são Energias Sustentáveis??? Numa época onde sustentabilidade está em todo lugar, como ela se encaixa na geração de energia? Exitem várias formas de se produzi-la, sendo usadas principalmente na obtenção da eletricidade para uso nas nossas casas, comércios, indústrias, hospitais etc. Cada uma possui características próprias, com impactos diferentes em cada tipo de geração. Hoje vamos falar um pouco sobre a energia solar, totalmente limpa, mas infelizmente ainda não utilizada como deveria. 

Fonte: Coletivo Verde
A energia solar, como o nome já diz, é proveniente do Sol. Os principais usos da radiação solar são para o aquecimento e obtenção de energia elétrica. Todo mundo já viu ou deve ter em casa painéis solares ligados a reservatórios de água. Usados principalmente para o aquecimento da água no chuveiro e torneiras, essa utilização é um importante meio de economia de energia elétrica "convencional" (digo referindo à energia elétrica), já que o chuveiro, grande vilão do consumo energético, será aquecido com a radiação emitida pelo nosso bom e velho amigo Sol.

Nos último anos esse equipamento vem tendo uma queda nos preços, permitindo que muitas pessoas possam adquiri-lo. Os coletores são feitos com material de cor escura, cobertos de vidro, que absorvem a luz solar (existem coletores feitos com materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de leite longa vida, pintados de preto). A luz solar bate nesses coletores e o calor é absorvido e transmitido aos canos que estão dentro deles. Nesses canos, passa a água que vai para o reservatório (o "tamborzinho" que fica próximo) e de lá vai para a sua torneira; quentinha, sem precisar de energia elétrica.

Mas a energia solar ainda pode ser convertida em energia elétrica. Para isso, é utilizado um painel fotovoltaico, onde a radiação solar é captada e provoca a excitação de elétrons de alguns materiais, principalmente o silício. De acordo com o Atlas de Energia Solar da Aneel, "a eficiência de conversão das células solares é medida pela proporção da radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. Atualmente, as melhores células apresentam um índice de eficiência de 25%".

Fonte: Vivagreen

Logicamente, essa eficiência varia de acordo com a época - longos períodos chuvosos diminuem a captação - e a região onde se faz a captação. O Brasil possui muito potencial para a geração de energia solar, com mais de 2 mil horas de insolação anual. Entretanto, o uso está se limitando mais nos aquecedores. A geração fotovoltaica ainda perde para a geração por hidrelétricas. A energia elétrica gerada a partir da energia solar é presente em algumas comunidades onde não é possível chegar com linhas de transmissão, por isso várias iniciativas levam os painéis fotovoltaicos para essas regiões.

  • Mas, o que ela tem de sustentável?

A energia solar, em si, é totalmente limpa. Não emite gases de efeito estufa, não provoca inundações nem grandes desmatamentos. Os locais onde os painéis solares são instalados muitas vezes são em cima de construções e quando não estão lá, podem coexistir com uma vegetação rasteira. Mas não vão desmatar para fazem um campo de painéis solares. Escolhe-se uma área adequada, com grande quantidade de radiação solar recebida. O único problema ambiental decorrente de sua utilização são os materiais utilizados na produção dos painéis, que são poluentes. Deve-se ter todo um cuidado durante a produção e posterior descarte para que não cause impacto no meio ambiente. 


Então, dispostos a instalar um painelzinho em sua casa? Vale a pena. No próximo "Energias Sustentáveis", energia eólica.
Energias Sustentáveis #1 - Energia Solar Energias Sustentáveis #1 - Energia Solar Reviewed by Túlio Lima Botelho on 18:49 Rating: 5

Nenhum comentário: