Sabia que a água criou sua cidade?

Você usa ela todo dia. Ela já está tão presente na rotina das pessoas que nem damos muito valor a ela. De quem eu estou falando? Da água, claro, cujo dia mundial é comemorado hoje! 


Para esse dia, estive pensando em fazer um post diferente, sem ficar repetindo velho discursos (que devem ser sempre seguidos - porque muita gente não está nem aí pra eles!), mas mesmo assim mostrando a importância desse recurso para todos nós. Resolvi falar um pouco de como ela foi decisiva para a o surgimento das primeiras civilizações, como sempre a utilizamos e quais as perspectivas para um futuro incerto...

Todo mundo deve se lembrar das aulas de história, quando se falava do surgimento das primeiras civilizações na antiga Mesopotâmia (cujo nome quer dizer "terra entre rios"). Depois os egípcios, fenícios, hebreus... Todas elas surgiram em uma região do Oriente Médio e África chamada Crescente Fértil, que possuía uma característica fundamental para o sucesso destas civilizações. Novamente, a água.

Fonte: InfoEscola
Os rios dessa região garantiam a subsistência desses povos, por isso as primeiras cidades eram nas margens de rios. Heródoto mesmo disse: "O Egito é uma dádiva do Nilo!". Por mais que todos os egípcios, escravos (há quem dia que os aliens também...) tenham trabalhado na construção desse império, com certeza as águas do rio Nilo ajudaram na fertilização da terra, fornecimento de água, na manutenção desses povos. Se não fossem esses rios, dificilmente algo dessa magnitude teria surgido nessa região de muitos desertos.

E essa história se repetiu em todo o resto do mundo: na Índia com o Rio Ganges e a China com o Rio Amarelo são outros exemplos. Se você reparar bem, em todas as cidades, principalmente as maiores e mais antigas, sempre passa - ou passava - um rio, ribeirão, córrego. Enfim, sempre tinha água. Usava-a para o abastecimento, limpeza, lazer; infelizmente o uso indiscriminado acabou com essa água, tornando-a poluída.

Se o processo de degradação continuar como está, a pequena porcentagem de água para consumo se reduzirá ainda mais e há quem diga que guerras virão decorrentes da falta de água. Será que a humanidade que se organizou em torno de rios vai se destruir na disputa sobre quem vai ficar com eles? Não é mais fácil mudar seus hábitos para tentar reverter essa situação? Eu acho que ainda dá tempo.

Todo mundo precisa precisa da água, e quando digo todo mundo é TODO MUNDO mesmo! Animais, plantas, fungos, todos os seres vivos utilizam ela em seus processos vitais. É justo também privá-los desse bem? É justo privar pessoas?

Pense nisso, não somente hoje, Dia Mundial da Água, mas todos os dias. A cada dia que passa, pode-se fazer muito em favor da conservação da água: use-a racionalmente, não jogue nada nela, não polua, aplique seus defensivos de forma consciente na lavoura. 

A água já ajudou a erguer civilizações, não vamos fazer com que sua falta acabe com os povos de hoje...
Sabia que a água criou sua cidade? Sabia que a água criou sua cidade? Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:30 Rating: 5

Nenhum comentário: