O chamado do Dia da Terra

Hoje quando acessei o Google dei de cara com mais um daqueles doodles de datas comemorativas. Para quem nunca viu, são desenhos muito legais (eu acho), que sempre aparecem em datas comemorativas ou aniversários de personalidades. Ontem mesmo homenageava a cidade de Brasília.

Bom, voltando ao doodle de hoje, Dia da Terra, ele é bem especial, com animação e tudo.Veja:

         

Segundo o site Techtudo, esse doodle passa uma mensagem de consciência relacionada com problemas ambientais e preservação do meio ambiente. Bem, é muito bonitinho e tudo mas, você se sente tocado por ele?  É sério, ver essas flores crescendo deixando bem bonito o nome do gigante das buscas faz você refletir sobre o significado da data de hoje?

O Dia da Terra foi criado na década de 1970 como mais um meio de mostrar a questão ambiental para o mundo, alertando sobre os riscos do uso desordenado dos recursos naturais. Como em todas as datas ambientais, sempre temos eventos de conscientização, mobilização, passeatas, etc. e tal.

E hoje nem vim falar sobre como deve ser o uso da natureza, da responsabilidade para isso. Aqui no blog existem vários posts sobre esse assunto. Hoje quero falar de você que está lendo esse artigo. O que você faz pelo planeta? Faz por consciência própria ou porque está na moda, porque todo mundo está fazendo?

Dias como hoje, ou o dia do Meio Ambiente, da Água, da Árvore e tantos outros que levantam a causa ambiental servem para mostrar o que está acontecendo e o que você pode fazer. Muita gente participa, fala muita coisa. Só que no dia seguinte a vida volta ao que era antes, como se nada tivesse acontecido!

Por isso quero falar de você, querido leitor: se for participar de algo hoje, maravilhoso. Mas não deixe sua atitude só no dia de hoje, leve-o para a vida inteira. Simbolicamente, 22 de abril é o dia da Terra, porém, na realidade, todos os dias são dias da Terra. Moramos neste planeta todos os dias, utilizamos o que ele nos oferece todos os dias; agora porque só mostramos respeito a ele em um (ou poucos) dias?

Vamos lutar por um mundo melhor e que datas como hoje, que lembram da busca por um planeta sadio, façam parte do calendário de todos e que todos possam fazer o que é certo, mesmo que de sua maneira. Se cada um fazer a sua parte, viveremos em um planeta melhor! E por mais manjada que seja essa frase, ela diz a realidade.

Para mudar o mundo só precisamos disso: sua ação. Só você pode fazer com que os problemas do mundo termine. Seja um trabalhador rural, médico, biólogo, presidente... Não importa que profissão você tenha: todo mundo tem a obrigação de fazer da Terra um lugar melhor de se viver. Mude!



_____________________________________________________________________
  • Bem, falando em mudança e atitudes, hoje no Brasil vão ocorrer várias manifestações contra a aprovação do novo Código Florestal, que será votado na próxima terça (24/04). Veja no site do #florestafazdiferença onde e como participar. Se não puder ir, faça sua mobilização no twitter mesmo. Vamos colocar a hashtag #VETADILMA nos TTs.



O chamado do Dia da Terra O chamado do Dia da Terra Reviewed by Túlio Lima Botelho on 11:00 Rating: 5

Nenhum comentário: