A Economia Verde é a solução para os problemas ambientais?

Em junho, muitos assuntos serão discutidos na cidade do Rio de Janeiro, principalmente um movimento econômico conhecido como economia verde, tema central da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Alvo de inúmeras críticas, a economia verde vem trazer práticas e processos que contribuam cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável. Para isso, ela propõe que, além da preocupação com o meio ambiente, não seja esquecido o lado social e econômico da região (tudo a ver com o desenvolvimento sustentável).

De acordo com a definição do Pnuma (Progama das Nações para o Meio Ambiente), a economia verde "resulta em melhorias do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que se reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica". São três as principais características da economia verde:

  • baixa emissão de carbono;
  • eficiente no uso dos recursos naturais e
  • socialmente inclusiva.

Com isso, a proposta da Economia Verde visa o crescimento econômico juntamente com a preservação ambiental, reduzindo o carbono e a poluição emitidos. Além de, com o tempo, recuperar o patrimônio natural degradado. Os documentos do Pnuma indicam que a transição do modelo econômico atual para um modelo de economia verde, mesmo com a redução das taxas de carbono emitido, elevaria o PIB e os empregos a médio e longo prazo. E todo esse desenvolvimento seria acompanhado de um uso racional dos recursos naturais, acabando de vez com a degradação que vemos hoje em dia.

No entanto, muitas pessoas duvidam que isso seja possível, gerando, no final das contas, algum tipo de pressão nos ecossistemas. Parece que não foi levado em conta assuntos como a dependência de combustíveis fósseis, que tende ainda a continuar muito alta. 

Além disso, o essencial não é somente mudar os planos econômicos. Primeiramente, devia-se mudar a concepção do uso da natureza pelos seres humanos. De nada adianta todo um sistema onde prometa muita coisa se, na cabeça das pessoas, isso não está presente. E, com certeza, olhar para o lado social - o outro pilar do desenvolvimento sustentável.

Por essas e outras, muitas pessoas e organizações criticam o modelo de economia verde, indicando que ela só seria uma ilusão, com medidas superficiais e que talvez fizesse uma mercantilização dos recursos naturais.

Como sempre a teoria é linda, mas o que importa é como isso será posto em prática. Crescer economicamente enquanto se preserva o planeta é um sonho que parece distante, mas quem sabe pode estar próximo. Cabe a quem tiver o poder de fazer alguma coisa agir responsavelmente, olhando por todos os envolvidos. Se dizem que dá certo, que façam dar certo. É disso que o planeta e todos os seres vivos que vivem nele precisam...



_______________________________________
Saiba mais:
A Economia Verde é a solução para os problemas ambientais? A Economia Verde é a solução para os problemas ambientais? Reviewed by Túlio Lima Botelho on 19:10 Rating: 5

Nenhum comentário: