Espécie do mês - Ararajuba

Pense em uma ave que é a cara do Brasil. Tão brasileira que suas plumas são das cores da bandeira nacional; ou a bandeira nacional usou suas cores? Não importa. Esse mês falaremos sobre a ararajuba (Guaruba guaruba), ave endêmica do Brasil e que estampa em sua plumagem as cores de nosso país.

A ararajuba pertence à família dos Psitacídeos (Psittacidae), a mesma dos papagaios, periquitos e araras. Logo suas características são muito semelhantes a esses animais: porte de papagaio, longa cauda com penas de tamanho desigual e bico curvo.

Também conhecida como guaruba, tanajuba eu guarajuba (guara = pássaro; yuba = amarelo), essa ave apresenta plumagem amarelo-ouro e verde bandeira (o verde aparecendo apenas no adultos). Por isso, ela pode ser considerada Símbolo Nacional. Outro motivo para esse título é endemismo dessa ave no território brasileiro.

Ocorrendo apenas na Amazônia brasileira, essa ave sofre com a degradação da floresta. As maiores áreas de desmatamento são justamente onde a ave se concentra. Dessa forma, a perda de seu habitat contribui significativamente para a redução das populações de ararajuba.

Outra ameaça é o tráfico de animais silvestres. Assim como seus parentes psitacídeos, a ararajuba é muito cobiçada pela sua plumagem. Desde o século XVI já havia essa cobiça e alto preço: uma ararajuba equivalia ao preço de dois escravos.

A melhor forma de ajudar a ave é combater o tráfico e o desmatamento desenfreado, contribuindo para a preservação dessa espécie símbolo do país e que se mobiliza todo o bando para cuidar dos filhotes.

O ninho costuma ser feito em árvores altas e ocas, numa câmara profunda onde predadores não possam chegar. Geralmente são postos de 2 a 3 ovos que são chocados por 30 dias. A incubação não é tarefa somente dos pais, existem os "ajudantes de ninho" que os ajudam nessa tarefa. 

Esses ajudantes são outras ararajubas do bando que se prontificam a ajudar na criação dos filhotes. Eles colaboram tanto na incubação dos ovos quanto na criação dos filhotes, ficando com eles até chegarem na idade adulta.


_____________________
REFERÊNCIAS:
BRUNO, Sávio Freire. 100 animais ameaçados de extinção no Brasil e o que você pode fazer para evitar. São Paulo: Ediouro, 2008. p. 106-107.
Espécie do mês - Ararajuba Espécie do mês - Ararajuba Reviewed by Túlio Lima Botelho on 21:50 Rating: 5

Nenhum comentário: