Modalidades de EA #1 - Educação Ambiental Formal

Outro dia falamos sobre Educação Ambiental: o papel dela no mundo e como ela pode ser apresentada para nós

http://caminhosparaasustentabilidade.blogspot.com.br/2010/02/educacao-ambiental-escola-construindo_09.htmlEla não precisa ser chata, insistente e cansativa. Afinal, sua função é educar sobre a preservação do planeta e como o desenvolvimento econômico e tecnológico do ser humano pode coexistir com ele. Se toda essa mensagem for passada sem um cuidado para prender a atenção do expectador, deixando tudo muito maçante, o resultado final será desastroso, sem alcançar as metas planejadas.

Para que isso não aconteça, a Educação Ambiental dispõe de algumas modalidades: formal, não-formal e informal. Cada uma possui um público-alvo, uma metodologia própria, mas a mesma mensagem: preservação da natureza.


A Educação Ambiental Formal

Chama-se Educação Ambiental Formal ou Escolar qualquer forma de educação ambiental que ocorre dentro de um ambiente escolar. A disciplina básica para ocorrer a EA na escola é, sem dúvida, Ciências/Biologia.

Nessas aulas, o aluno aprende toda a grandeza e diversidade do planeta onde vive. Aprende do que ele é formado, quem mais habita nele, como tudo funciona. Aprende sobre seu corpo e como cuidar de sua saúde.

Em meio a todo esse "mar" de conteúdos, sempre é possível chegar ao assunto da conservação ambiental. Estudando as plantas, pode-se falar de desmatamento; viroses, de saneamento básico e poluição da água e do solo. Sempre um assunto puxa outro, e outro, e outro. O professor sempre pode fazer seus ganchos para os assunto de conservação.

Esses "ganchos" mostram uma característica muito importante da Educação Ambiental Formal: a interdisciplinaridade. Abordar os temas ambientais em vários conteúdos e, principalmente, em várias disciplinas é essencial para o sucesso da Educação Ambiental numa escola.

Ler e interpretar um texto que fale sobre conservação nas aulas de Língua Portuguesa, resolver problemas de Matemática com alguma coisa a ver com natureza. A Educação Ambiental na escola não precisa ser uma repetição insistente de muita coisa que se vê nas aulas de Biologia. O aluno pode ter educação ambiental em mínimos detalhes, talvez onde ele nem perceba.


Um palestra, um dia de campo, passeio, plantio de árvores ou mesmo de uma horta comunitária. Todas essas ações são motivos para despertar nos alunos uma consciência de preservação do meio ambiente. Não precisa ficar apenas nas aulas ou em atividades em datas específicas, como o Dia da Água, do Meio Ambiente ou da Árvore. Essa mensagem tem que ser passada todo dia, mesmo que não se perceba de início.

O que realmente importa é o que cada aluno irá guardar para si. Guardar aquela mensagem da importância do meio ambiente para ele e que por causa disso o planeta deve ser conservado.


  • No último dia 14 de maio foi publicado no Diário Oficial da União a Lei n° 12.633, que institui o dia de hoje (03/06) como o Dia Nacional da Educação Ambiental. Vamos, mais uma vez, reforçar a importância desta prática educativa essencial para a salvação do planeta e da vida que nele habita...



Modalidades de EA #1 - Educação Ambiental Formal Modalidades de EA #1 - Educação Ambiental Formal Reviewed by Túlio Lima Botelho on 15:00 Rating: 5

Nenhum comentário: