Metas para um candidato a prefeito

No início de julho, foi dado início a mais uma campanha eleitoral nas nossas cidades. Até a véspera das eleições, em 6 de outubro, muita água vai rolar em todo o Brasil. As campanhas seguem acirradas, cada candidato querendo mais eleitores. Para isso, muita coisa acontece: passeatas, conversas, sujeira (inclusive os "santinhos" e material de divulgação em excesso nas ruas...) e muitas promessas. 

Se promete muito, mas uma coisa que venho percebendo é que faltam algumas na área ambiental. É claro que saúde, emprego e educação são importantes, porém uma cidade com o meio ambiente bem cuidado reflete em melhor qualidade de vida de todos, sobretudo dos seres humanos que vivem ali. 

Talvez não prometam porque, como já me disseram, "meio ambiente não ganha eleição". Bem, os candidatos se enganam ao pensar isso, pois tem muita gente que se preocupa em viver numa cidade ambientalmente saudável e cobra de seus governantes atitudes sustentáveis.

Não é difícil perceber que atitudes são essas, basta olhar na cidade. Um candidato pode se comprometer em melhorar a coleta de lixo, incentivar a coleta seletiva e a reciclagem; manter e aumentar as áreas verdes da cidade; saneamento básico entre outras inúmeras ideias. Ainda vou falar mas delas nos próximos posts.

No entanto, o possível futuro prefeito ou vereador não deve fazer greenwashing na campanha: usar o meio ambiente para ganhar votos e quando eleito nem ligar para isso. Infelizmente falsas promessas existem em todas as áreas, até nas mais procuradas pelos eleitores. 


Só que, querendo ou não, os próximos governantes terão que se preocupar. Até 2014 não poderão existir mais lixões no Brasil. Esse talvez seja um dos desafios que o próximo prefeito de sua cidade terá de enfrentar. Tomara que eles busquem formas eficientes de implantar o aterro sanitário e outras medidas, pois meio ambiente sadio é igual a melhoria da qualidade de vida da população.

Enfim, hoje eu queria falar a você candidato, pense como melhorar sua cidade e não esqueça a área ambiental. Todos estamos relacionados com o meio ambiente e sentimos quando ele está degradado. E você eleitor, escolha um candidato que se preocupe também com o meio ambiente de sua cidade, que saiba que atitudes sustentáveis garantem melhoria de vida da população, humana ou não.



Para saber mais sobre as propostas dos candidatos de sua cidade, acesse o DivulgaCand. Esse banco de dados do TSE contém informações de todos os candidatos, como prestação de contas, declaração de bens e as propostas dos candidatos. Vale a pena dar uma conferida!
Metas para um candidato a prefeito Metas para um candidato a prefeito Reviewed by Túlio Lima Botelho on 19:04 Rating: 5

Nenhum comentário: