Energias Sustentáveis #7 - Energia Maremotriz

Quem já foi numa praia e sentiu a força das águas do mar sabe o quanto elas podem ser poderosas. Pensando nesse potencial, foi desenvolvido um tipo de energia aproveitasse isso: a energia maremotriz. Classificada como energia limpa e sustentável, a energia maremotriz é obtida a partir do movimento das águas dos oceanos, seja com as marés, ondas ou correntes marítimas. 


A obtenção desse tipo de energia pode ocorrer de duas formas: pela energia cinética devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa. Nesses dois tipos, o funcionamento é semelhante ao das usinas hidrelétricas. A água, contida em uma barragem construída para esse fim, entra em um reservatório quando a maré sobe. Quando a maré abaixa, a água sai dessa barragem e movimenta turbinas que irão produzir a eletricidade.

A primeira usina de energia maremotriz do mundo foi a Usina de La Rance, na França, de 1966. Desde então, muitos países tem adotado essa matriz energética - como Japão, Inglaterra e Havaí - e muitos outros vem aprimorando suas pesquisas para também implementá-la em seus territórios.

Usina de La Rance

Essas pesquisas devem ser muito bem realizadas, pois a energia maremotriz tem alguns pré-requisitos geográficos na região onde ela será implantada. É necessário localização geográfica favorável e amplitude de maré relativamente grande para movimentar as turbinas.

Ao contrário da energia eólica, a energia maremotriz é previsível. Sabe-se os horários da subida e descida das águas e ela é constante. Por isso essa matriz é eficiente e constante. Para aperfeiçoá-la cada vez mais, diversas instituições vem desenvolvendo novos equipamentos para serem usados em vez das barragens:

  • estruturas semelhantes a serpentes ficam oscilando com o movimento das águas. Esse movimento impele os segmentos de um conversor de energia; 
  • pás semelhantes as da energia eólica que giram com a mudança das marés e geram a eletricidade;
  • pequenas turbinas que são movimentadas por correntes fracas.


No Brasil, ainda não existem usinas maremotrizes instaladas, mas existem projetos de implantação dessa tecnologia no litoral da região Nordeste, principalmente no Ceará e Maranhão.

  • Mas, o que ela tem de sustentável?

A energia maremotriz é totalmente limpa e sustentável, pois aproveita o movimento natural dos oceanos para movimentar turbinas ou outras estruturas. É totalmente livre de emissões de carbono e não são necessárias grandes alterações na costa para a instalação destes equipamentos, de modo que a natureza ao redor não é muito afetada. O único impacto relevante é a alteração na pesca do local, pois com a construção das usinas maremotrizes, pode ocorrer o afastamento dos peixes da costa. Desse modo, os pescadores perderão áreas de pesca que antes podiam ser fartas.
Energias Sustentáveis #7 - Energia Maremotriz Energias Sustentáveis #7 - Energia Maremotriz Reviewed by Túlio Lima Botelho on 18:15 Rating: 5

Nenhum comentário: