Metas para um candidato a prefeito #4 - Arborização urbana

Uma das promessas mais comuns relacionadas ao meio ambiente é, com certeza, o plantio de árvores no município. Falou em meio ambiente, sempre é prometido o plantio de árvores no município, como se somente isso fosse o suficiente para resolver a questão ambiental. Bom, não querendo ser chato, mas já sendo, a preocupação com o meio ambiente não se resume apenas a isso

É muito importante fazer a arborização da cidade, mas o que vemos por aí é uma sequência de erros que há anos vem acontecendo. Falta de cuidados, escolha de espécies erradas e plantio em local inadequado são alguns dos erros mais comuns observados na arborização de nossos municípios. É necessário um intenso planejamento, fazendo a escolha das árvores mais adequadas ao local e a finalidade do mesmo.


Para começar, em arborização urbana, não é muito aconselhável o uso de árvores muito altas, já que elas vão encostar na rede elétrica e sempre serão necessários trabalhos de podas. Para evitar esse e outros inconvenientes, o ideal é escolher árvores de porte mediano ou pequeno, que não vão interferir nas edificações e fiações. Outras características que devem ser levadas em consideração são o tamanho das raízes, tamanho da copa, tipo de flores e frutos e se a planta possui algum propriedade tóxica. Tudo deve ser levado em consideração, pois a população irá conviver com esses vegetais, e plantar uma árvore para depois cortá-la para corrigir um erro não é bom.

Quando plantadas em canteiros centrais de ruas e beira de calçadas, é preciso respeitar a distância entre as construções e escolher espécies com sistema radicular adequado. Muitas vezes o espaço deixado para a árvore crescer é insuficiente para comportar o seu real crescimento, o que leva a destruição de parte das calçadas e calçamento de ruas. Isso gera transtornos que poderiam ser simplesmente solucionados com a escolha correta da espécie. No caso de parques e praças, a situação já é diferente. Como são áreas abertas, justamente para garantir uma porção verde na cidade, pode-se utilizar árvores maiores, desde que se observe a fiação elétrica.

Depois de escolhida a espécie, a equipe responsável deve se mobilizar para fazer os cuidados das mudas. Muitas vezes só é feito o plantio e tchau, ninguém olha mais por elas. Esse é um momento de mobilização da comunidade, principalmente a que mora próximo das novas árvores. A equipe responsável deve trabalhar com uma Educação Ambiental mostrando a importância da arborização urbana e da manutenção dessas áreas verdes, além de como cuidar das árvores e da obrigação moral de mantê-las.

Deve ser feito o controle de formigas e outras pragas que podem atacar as mudas, adubação se for necessário e irrigação dos indivíduos. Diariamente elas devem ser observadas. Somente com cuidados intensos que as cidades vão formar grandes áreas verdes que só trazem benefícios para elas. Quem não gosta de uma sombra de árvore num dia quente? As áreas verdes urbanas contribuem não somente para isso, mas para controle de poluição, poeira, até no controle de ruídos. 

Com planejamento, os riscos de quedas e destruição de construções são praticamente nulos. Por esses e outros motivos, é essencial a arborização urbana, mas não como linda propaganda política apenas, mostrando que por querer fazer isso o candidato é amigo do meio ambiente. A arborização urbana é algo que tem que ser feito com cuidado, por isso cobre de seu novo prefeito um planejamento adequado, pois plantar árvores em datas especiais para depois cortá-las por estarem estragando as ruas não é nada ambientalmente amigável. Planejar onde e quais árvores são plantadas sim, isso é algo digno de um bom administrador.


Quis fazer esse post hoje para levantar um alerta justamente no Dia da Árvore, hoje 21/09. É um dia não somente para plantar árvores e se dizer amigo da natureza. É um dia para refletir sobre as nossas ações com elas, as árvores, a agir na sua conservação. Aproveito para deixar aqui o link da petição do Greenpeace sobre a Lei do Desmatamento Zero. Assine, você também, para essa lei ser levada ao Congresso. Faça a sua parte!

Metas para um candidato a prefeito #4 - Arborização urbana Metas para um candidato a prefeito #4 - Arborização urbana Reviewed by Túlio Lima Botelho on 14:00 Rating: 5

Nenhum comentário: