Modalidades de EA #3 - Educação Ambiental Informal

Quando eu criei esse blog, em abril de 2010, queria um lugar para poder falar sobre meio ambiente, mostrando toda a riqueza e variedade de formas que existe na Terra. Queria que ele fosse um lugar que atuasse na educação das pessoas que passassem por aqui, conscientizando sobre a preservação da natureza e o quanto isso é vantajoso para todos.

Hoje eu acho que o Estação Bio vem cumprindo seu papel e, no 100° post do blog, vamos falar da modalidade de EA onde ele atua, a Educação Ambiental Informal.

Essa "informalidade" presente no nome deste tipo de Educação Ambiental se refere a falta de um foco específico. Não que ela seja sem objetivos, longe disso! Só que, ao contrário da EA Formal (que é voltada para as escolas) e a EA Não-formal (que é utilizada em uma população específica diante de uma situação específica), a EA Informal é voltada para a população em massa, informando e conscientizando sobre todos os problemas ambientais.

Essa modalidade de Educação Ambiental manda a mensagem para todo mundo sem um destino específico, o objetivo é que todos a vejam/leiam/ouçam e se sensibilizem com o que ela diz. Um exemplo é o da foto a seguir.


Feita por agência de publicidade nas ruas de São Paulo para divulgar a Fundação Amazônia Sustentável (que luta contra o desmatamento), essa pintura lembra as pessoas da importância da conservação das árvores para conseguir a sombra que todos adoram. Só que isso não foi feito sabendo quem a leria. A ação está em São Paulo, muito longe da floresta, e no meio da rua. Qualquer um passa por ali. Mas aí que está o objetivo: conscientizar todos, interessados ou não, no problema do desmatamento da Amazônia. Você está caminhando e durante seu exercício, mesmo involuntariamente, pára para uma reflexão sobre o desmatamento. Não é demais?

E a Educação Ambiental Informal se manifesta de várias forma e garanto que você já foi alvo dela, mesmo sem saber. Propagandas, reportagens, cartazes, filmes; tudo isso é muito mais pode ser usado na Educação Ambiental das pessoas. A nova versão do filme "O Dia em que a Terra Parou" trocou a ameaça nuclear - que hoje não existe tanto como na Guerra Fria - para a preservação do planeta.

Até a internet contribui para isso. Atualmente, nas redes sociais, muitas páginas (entre elas a do Estação Bio) postam imagens sobre a preservação da natureza, atitudes que você deve ter e o que pode acontecer se você não fizer nada.


Blogs e sites também são muito ativos nisso. Nós não sabemos quem lê nossas postagens, mas preparamos um texto com uma mensagem legal para fazer as pessoas refletirem sobre algo. Seja um informação sobre usinas na Amazônia, energia solar ou animais eu você encontra na sua cidade, cada post leva uma mensagem para você refletir, conhecer e mudar suas atitudes. Essa mudança será o sinal de que tanto a EA Informal, quanto a Formal e a Não-Formal foram vitoriosas em sua missão, deixando o planeta melhor, com pessoas mais conscientes. Esse já é um bom começo... 
Modalidades de EA #3 - Educação Ambiental Informal Modalidades de EA #3 - Educação Ambiental Informal Reviewed by Túlio Lima Botelho on 09:06 Rating: 5

Nenhum comentário: