Aranhas do meu quintal

É incrível como o quintal de nossa casa pode guardar surpresas que nós não fazemos ideia de estarem ali. Nesse espaço temos nossas plantas, sabemos que passam um inseto ou outro e ocasionalmente um pássaro vem comê-los. A vida vai seguindo seu ritmo naquele pequeno ecossistema dentro de nossa casa. Mas, às vezes, esse ecossistema nos surpreende com alguns visitantes. Isso aconteceu comigo tempos atrás, quando andava pela horta da minha casa e minha irmã me mostrou algo diferente entre as plantas do quintal. E imaginem a surpresa quando vi essa belezinha aqui:


Depois de ficar namorando um tempão essa aranha, fui pesquisar para saber de que espécie se tratava; após muita procura, finalmente a encontrei. Essa aranha é uma Gasteracantha cancriformis, também conhecida por aranha espinhosa. Esse gênero de aranhas (Gastheracantha) é representado por cerca de 70 espécies e recebe esse nome por causa dos espinhos na borda de seu corpo.

Essa espécie pode ser encontrada em várias partes do mundo, e nas Américas de estende dos EUA até a América do Sul. Essa espécie vive em bordas de mata e pode ser encontrada em jardins e outros locais com arbustos (o caso da G. cancriformis que apareceu aqui).

Devido a forma e cores de seu corpo, essa aranha também é conhecida por outro nome, aranha-Jason, pois lembra máscara do serial killer dos filmes Sexta-feira 13 - Jason Voorhees.

Alguma semelhança?

De ameaçador só a aparência que lembra seu sósia de cinema, pois a aranha-Jason é inofensiva para os humanos. Seus espinhos são mais para afugentar pássaros e outros predadores que possam ameaçá-la. So que essa espécie não vive muito tempo. Os machos morrem logo após introduzirem o esperma no corpo da fêmea e elas passam dessa pra uma melhor após produzirem uma massa de ovos.

Como todas as teias de aranha, a da espinhosa é muito resistente. Ela é refeita toda a noite para manter a estrutura segura para o indivíduos. Um detalhe são pequenos pontos com mais teia, que acredita-se que seja  para ajudar no afastamento de predadores.


O Brasil possui um fato bastante curioso sobre as aranhas espinhosas. Enquanto em outras partes do mundo, esse gênero apresenta pequena variação de cores, prevalecendo as brancas, no Brasil a diversidade de cores é bem maior. Aqui podem ser encontradas as tradicionais brancas, algumas amarelas e até vermelhas -  como a que eu encontrei.

Veja mais fotos dessa criaturinha aqui.
Aranhas do meu quintal Aranhas do meu quintal Reviewed by Túlio Lima Botelho on 10:03 Rating: 5

Nenhum comentário: