Espécie do mês - Sibipiruna

A florada dos ipês-amarelos estão acabando, mas desde o mês passado outra árvore de flores amarelas começou a colorir as matas e ruas do Brasil. Estou falando da sibipiruna (Caesalpinia pluviosa), espécie deste mês.


A sibipiruna é uma árvore muito conhecida da população das cidades, embora muitos não a reconheçam pelo nome. Mas, garanto que todos já viram uma. Isso acontece porque as sibipirunas são muito utilizadas na arborização urbana, fazendo dessa espécie uma das preferidas para essa atividade.

Essa preferência é devido às características que esse vegetal possui, que são ótimas para a arborização. Ela não é tão alta, com alturas entre 8 e 16 metros na maioria dos indivíduos. Suas raízes não são agressivas, contribuindo para essa árvore ser plantada em calçadas e praças sem estragar o calçamento. Além disso, a copa de uma sibipiruna é grande, formando uma sombra muito gostosa para ficar em dias quentes.

Outra característica que faz as sibipirunas ótimas para arborização e projetos paisagísticos são suas pequenas flores amarelas. Elas formam um cone floral, e começam a desabrochar no fim de agosto e permanecem até dezembro ou janeiro.

 

Seus frutos são vagens que guardam de três a quatro sementes. A deiscência (abertura) dessas vagens ocorre de maneira violenta: elas abrem com tamanha força que as sementes são lançadas a muitos metros da planta-mãe. Fique próximo a uma dessas árvores quando ela estiver com frutos e você ouvirá os estalos das vagens.

Nativa da Mata Atlântica, a sibipiruna é confundida com o pau-brasil e o pau-ferro, outras árvores do gênero Caesalpinia. Mas uma observação dessas espécies permite a diferenciação: as folhas, caule e fruto, embora semelhantes à distância, são bem diferentes. Com uma rápida observação é possível perceber isso.


Outro fato interessante desta espécie é a perda total de suas folhas durante o inverno. Ela fica praticamente sem nenhuma folha, parecendo que está morta. No entanto, ela só está esperando o momento certo para ficar verde novamente e começar a desenvolver as flores. Às vezes esse processo acontece antes das chuvas voltarem à região!

Espécie do mês - Sibipiruna Espécie do mês - Sibipiruna Reviewed by Túlio Lima Botelho on 21:27 Rating: 5

3 comentários:

  1. Deixa a rua linda época da floração. Porém suja muita rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade heheh... Em frente a minha casa tem uma que acabou de perder suas folhas e liberar as sementes. Toda a rua ficou com as folhinhas. Logo ela começa a florir.

      Excluir