Você contribui para a destruição do planeta

Já parou para pensar o quanto cada um de nós contribui para as alterações que ocorrem no mundo? Mudanças no clima, extinção de espécies, destruição dos recursos hídricos; de uma forma ou de outra, todos os seres humanos estão envolvidos com esses processos predatórios.

Agora, exclua dessa lista desmatadores, fazendeiros e grandes corporações. A parcela da população que agride muito o meio ambiente mesmo que indiretamente, e que estimula esses caras aí de cima a agirem como tal, é a que, possivelmente, você faz parte e justifica o título sensacionalista deste post: os grandes consumidores.

Comprar é uma tentação. Poucos resistem a lindas vitrines cheias dos produtos mais desejados, como roupas, sapatos, eletroeletrônicos. Só que a maior parte desses produtos carrega em sua fabricação terríveis agressões ao meio ambiente, sem falar no sofrimento das pessoas que trabalham na extração de suas matérias-primas. Grandes corporações promovem desmatamentos e logo lançam seus efluentes no solo e água próximos.

Então você me diz, "e os processos de licenciamento ambiental e outras diretrizes ambientais que essas empresas devem seguir"? Infelizmente elas possuem o dinheiro e acabam comprando licenças ou montam empreendimentos em países pobres, sem uma legislação ambiental eficiente, com a promessa de mudar a região.

No início pode até ser bom, mas a longo prazo a destruição dos recursos naturais só traz prejuízos àquele lugar. A matéria-prima acaba, os rios são poluídos e a paisagem fica drasticamente alterada; quem já foi em Belo Horizonte percebe as mudanças que a mineração fez na Serra do Curral.

Só que você, caro leitor, não é dono de uma dessas empresas. Porém você as financia comprando seus produtos. Um exemplo básico: você quer comprar um smartphone de última geração que faz de tudo. Mas você sabia que alguns dos componentes deste aparelho são fabricados por um conjunto de metais conhecidos como terras raras? E que em muitos lugares da China sua extração é na base de exploração de trabalho humano, violência e poluição dos rios de lá?


Tudo bem, estamos muito longe da China, mas coisas assim acontecem no mundo todo, só muda o lugar e a matéria-prima. E o consumo desenfreado só faz essa situação aumentar. Não quero condenar o consumo, afinal, se não consumirmos não conseguiremos nem os itens mais básicos à nossa sobrevivência. Para mim, o que é condenável é trocar de celular só porque a última versão tem 1.0 MP a mais do que a anterior. Nenhuma outra modificação.

Então você troca de celular e o que faz com o outro? Guarda, dá para uma amigo, ou joga fora? As possibilidades são muitas mais no final tudo vai para o lixo. Ainda mais porque ultimamente os produtos já vem com sua data de validade. É raro você encontrar algum produto que possa ser arrumado várias vezes e manter quase o mesmo desempenho. Me lembro disso acontecer numa TV antiga que tínhamos aqui, com a nova isso não acontece. Já que ela não tem conserto, vai para o lixo.

E como a maioria das cidades não tem um tratamento adequado para o lixo, principalmente o eletrônico, montanhas cheias de componentes com metais pesados vão se formando poluindo o solo. Então você compra outra TV, que logo estraga e vai para o lixo... Aquelas corporações lucram aumentando suas instalações em países pobres e a natureza vai perdendo pouco a pouco.

Você pode parar esse ciclo assumindo uma atitude mais responsável nas suas compras. Numa época como essa de Natal, onde todos querem dar um presentinho a alguém especial, podemos fazer isso de forma mais consciente. Vamos comprar o necessário, dar mais valor ao que temos e verificar se precisamos de um novo item. Tente buscar empresas que façam realmente algo pela natureza e que não fiquem só na propaganda. E se você trocou alguma coisa que esteja em boas condições, doe a alguém que precisa. Ela ainda pode ser útil para muita gente e não irá entupir os lixões espalhados pelo Brasil.

Como sempre, mudar os hábitos é a chave para obtermos um ambiente melhor. Pois começando a consumir de forma responsável, as grandes explorações por matéria-prima vão diminuir, o que vai reduzir impactos e deixar lugares preservados para ser utilizados de forma mais útil com respeito a vida natural. Como sempre, tudo de pende de você!


Aproveitando esse tema, assista esse vídeo, "A História das Coisas", que fala justamente sobre as agressões de grandes empresas e como o consumismo está acabando com o planeta.



Você contribui para a destruição do planeta Você contribui para a destruição do planeta Reviewed by Túlio Lima Botelho on 11:05 Rating: 5

Nenhum comentário: