27/01 - Dia da Proclamação da Declaração dos Direitos dos Animais

Nosso calendário está cheio de datas comemorativas, feriados e dias para lembrar de várias coisas. E existem muitas datas relacionadas ao meio ambiente durante o ano, que passam aquela mensagem de preservação e luta por um mundo melhor. Em 2013, vou postar sobre algumas delas aqui no blog e, para começar, vamos falar sobre o Dia da Proclamação da Declaração dos Direitos dos Animais.


Indo desde o abandono de animais domésticos a destruição de habitat que condena os animais silvestres, esse documento (aprovado em 27 de janeiro de 1978, que você pode ler aqui) mostra como os seres humanos são responsáveis pela proteção dos animais que convivem com ele no mesmo planeta.

Hoje em dia observamos vários tipos de maus tratos aos animais. Os abandonos de animais domésticos, que os deixam nas ruas com fome (sem falar nos problemas de saúde pública que isso traz), maus tratos em casa, nos matadouros... Pode parecer conversa de quem não tem nada o que fazer, como já ouvi dizerem uma vez, mas os animais tem o direito de serem bem tratados e muitos não fazem isso.

Os animais são preciosos para nós. Usamos na alimentação, trabalho, testes, diversão. Alguns desses usos (palavrinha desnecessária =/) estão acabando, mas outros seguem nossa sociedade. Só que existem formas de fazer isso sem que gere maus tratos só que, como sempre, o mais fácil é mais conveniente.

Só que enquanto muitos maltratam, outros muitos lutam para que menos animais sofram na mão de quem não os quer bem. São muitas ONGs, associações e grupos de pessoas que se reúnem ao vivo ou pela internet para fazer algo pelos animais que precisam de ajuda. E o trabalho deles dá muito certo, como o que vejo num grupo do facebook da minha cidade, que já ajudou muitos animais abandonados.

Os animais são seres vivos que convivem pacificamente com todos os outros organismos da Terra. Só que uma convivência assim deve existir mais fortes entre eles e os seres humanos (que se dizem os mais "inteligentes"). Afinal, se nós podemos prever tempestades, caos econômico e tantas outras coisas, porque não podemos enxergar que uma alteração ambiental pode levar milhares de animais às cidades e à morte?

São fatos como esses que fazem necessárias declarações de direitos como a que foi proclamada no dia de hoje (em 1978). Embora pouco conhecida, ela é um ponto de partida para que a humanidade perceba que ela precisa cuidar dos animais com que convive. E se ela não faz isso porque quer, que faça seguindo um código elaborado por quem se importa.

No fim das contas, o que interessa é o respeito que devemos aos animais...
27/01 - Dia da Proclamação da Declaração dos Direitos dos Animais 27/01 - Dia da Proclamação da Declaração dos Direitos dos Animais Reviewed by Túlio Lima Botelho on 18:26 Rating: 5

Nenhum comentário: