Ano novo, vida nova, problemas antigos

Começamos um novo ano. E ele sempre vem com várias promessas de mudanças e desejos de melhorias para que possamos viver melhor em um mundo melhor. No entanto, junto com as promessas e as novidades, problemas antigos persistem em continuar em nossa sociedade mesmo após a virada de ano. 


Um exemplo clássico são os desastres causados pelas chuvas de janeiro. Todos os anos centenas de pessoas ficam desabrigadas ou perdem suas vidas por causa de deslizamentos de terra nos locais onde vivem. Esse é um problema de múltiplas causas, que envolvem fatores ambientais (chuvas e mudanças no ambiente) e sociais (falta de áreas de moradia, que leva à ocupação em locas de risco). O problema sempre repete e parece que nada é feito. Mil desculpas são dadas e a situação é empurrada com a barriga para no ano seguinte o medo retornar e novos desastres acontecerem.

E não é somente esse problema que continua. O lixo ainda é um problema, a poluição fará muito mal à saúde das pessoas, as florestas vão diminuir e precisaremos cada vez de energia. Nossas relações com o planeta sequer são tema de alguma promessa de fim de ano. Talvez por comodismo, já que mudar hábitos é complicado. Mas isso não é motivo para não tentar. 

Afinal, a população deve se manifestar por melhorias. Cobrar dos responsáveis as obras necessárias, aquelas que vão causar menor impacto e substituir as grandes poluidoras. Mas essa população também deve se mobilizar para fazer o que cabe a ela. Comece o ano andando mais de bicicleta, troque as lâmpadas de sua casa, economize energia, descarte o lixo adequadamente. Muitos dos problemas ambientais poderiam ser resolvidos se atitudes banais como essas fossem feitas pelas pessoas diariamente.

E conheça o lugar em que você vive. Saia para tirar fotos da natureza e aprenda o quanto ela é importante para você! A melhor forma de valorizar a natureza é conhecendo-a. Mesmo que você não more em locais preservados, garanto que existe algum lugarzinho onde você poderá admirar a natureza e sentir-se parte dela.

A mudança começa com atitudes simples como essas, que vão se transformando em algo grandioso, que engloba toda a comunidade a olhar para o planeta de forma diferente, como algo precioso que deve ficar vivo. Essa é, sem dúvida, a melhor promessa de ano novo que alguém pode fazer.

E então, que tal aproveitar o ano novo para realmente mudar a sua vida?
Ano novo, vida nova, problemas antigos Ano novo, vida nova, problemas antigos Reviewed by Túlio Lima Botelho on 13:16 Rating: 5

Nenhum comentário: