Espécie do mês - Bactérias Rhizobium

Esse ano, o Espécie do Mês começa com seres vivos super importantes para o solo do planeta e para as plantações. Só que mesmo com essa importância eles passam despercebidos por seu tamanho reduzido e muitos talvez não fazem ideia de sua existência. Sem mais delongas, com vocês as bactérias do gênero Rhizobium.


Essas bactérias não agem como a maioria das pessoas podem imaginar que uma bactéria age, elas são super benéficas e ajudam as plantações ao fixar nitrogênio no solo e disponibilizá-lo às plantas. As Rhizobium são participantes do ciclo do nitrogênio, ciclo biogeoquímico que faz a ciclagem desse elemento na natureza, envolvendo seres vivos e ambiente abiótico.

Muitos micro-organismos, entre eles as Rhizobium, que vivem no solo absorvem nitrogênio do ar e passam a utilizá-lo em seus processos vitais. É a chamada fixação do nitrogênio. Quando eles morrem, ocorre a liberação desse nitrogênio na forma de amônia, que é absorvida pelas plantas, e nitratos como produto de sua atividade metabólica.

Só que os nitratos são melhores para as plantas absorverem do que a amônia e as Rhizobium fixam esses nitratos para as plantas poderem absorver. Essas bactérias fazem isso com mais frequência nas raízes de leguminosas (como o feijão, soja e ervilha), formando nódulos nesses órgãos.

Nódulos de Rhizobium em raízes de leguminosa

Mas não é somente a bactéria que ajuda a planta. Como em todo caso de mutualismo, um ser vivo ajuda o outro e ambos dependem dessa convivência. Ao mesmo tempo em que as bactérias fornecem o nitrogênio à leguminosa, a planta fornece açúcares e outros compostos à Rhizobium

Esse relacionamento entre esses organismos é importante não somente para as plantações, que reduzem a necessidade de adubação química, como também para o ambiente em geral. O ciclo de um elemento permite que, após a morte dos seres vivos, os elementos que os formam voltem ao ambiente para continuarem a serem utilizados. Essas bactérias atuam nisso, fixando o nitrogênio do ar e fornecendo à plantas que dele necessitam. Mais um exemplo da perfeição existente na natureza.
Espécie do mês - Bactérias Rhizobium Espécie do mês - Bactérias Rhizobium Reviewed by Túlio Lima Botelho on 12:25 Rating: 5

5 comentários:

  1. Muito boa a informação. Parabéns aos responsáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Visite nosso site www.mudasdefrutiferas.com.br e faça parte do nosso grupo https://www.facebook.com/groups/1434850816822261/?fref=ts Abraço colega. Compartilhe com os amigos.

      Excluir
    2. Olá! Dei uma olhada no site, muito bom. Obrigado pela participação!

      Excluir
  2. Qual o formato que o rhizobium tem? Cocos? Diplococos? Não consegui identificar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são bacilos, aquelas bactérias em forma de bastonete.

      Excluir