01/03 - Dia do Turismo Ecológico

Você já tirou um tempinho para andar pela natureza, admirando a vida que existe por aí, entrando em contato com o meio ambiente? Se sim, você praticou o segmento de turismo que mais cresce no mundo e que vem mostrando às pessoas a necessidade de se preservar a natureza, mostrando tudo que belo que ela tem. Falaremos hoje do ecoturismo.

Serra de Boa Esperança/MG

Conceituado como "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas" (MINISTÉRIO DO TURISMO), o ecoturismo traz três pilares principais em suas ações: interpretação, conservação e sustentabilidade. 

Ao realizar suas atividades recreativas (trilhas, rapel, rafting e outros esportes que são desenvolvidos nos ambientes naturais), o turista conhece a natureza como ela é, pois nas práticas de turismo ecológico deve-se alterar o mínimo possível o local onde você está. Com isso, acredita-se que ele começa a desenvolver uma consciência ambiental mais apurada, percebendo realmente o quanto ele é dependente do mundo natural.

Além de despertar essa consciência ambiental, o ecoturismo deve valorizar além do meio ambiente, os aspectos culturais da região. Artesanato, manifestações folclóricas, tudo isso deve ser preservado como forma de guardar para o futuro a cultura daquela população, cujos turistas vão conhecer quando andarem por ali.

Nisso está a importância desse tipo de turismo. Ele não é apenas uma diversão, ele é educação ambiental. Caminhar por uma floresta, observar os animais que vivem ali, tudo isso mostra o equilíbrio da natureza e como essas relação são frágeis diante das ações humanas. A prática do ecoturismo é essencial a todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida. Vamos parar um pouco para observar a natureza e ver o quanto somos pequenos em relação a tudo o que existe. E mesmo sendo pequenos, temos um poder destrutivo enorme e que podemos parar com ele. 

Parque Quedas do Rio Bonito (Lavras/MG)

Enfim, o turismo ecológico é uma ótima forma de diversão e conhecimento. Você conhece lugares belíssimos, ricos em biodiversidade e conhecimentos essenciais para sua vida. O Brasil é um país ótimo para fazer isso, onde existem muitos parques onde se oferecem trilhas para serem percorridas. Mas atenção: sempre faça seu turismo com o acompanhamento de um guia. Até mais e nos vemos nos parques por aí...
01/03 - Dia do Turismo Ecológico 01/03 - Dia do Turismo Ecológico Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:30 Rating: 5

Nenhum comentário: