Dica de domingo - Conheça a natureza de onde você vive

A natureza está em todos os lugares, mesmo que você não perceba. A árvore na esquina e o pássaro que canta na sua janela de manhã são exemplos do quanto ela está próxima. Mas você já parou para observá-la? 

Convivemos com ela diariamente, inclusive quem mora longe de qualquer local preservado, perto dos centros urbanos. Basta observar. Todas as cidades possuem um local onde é possível admirar a natureza, com mais ou menos intensidade. Comece andando pelas ruas de seu bairro, uma praça, um parque. Nesses locais sempre há árvores e a fauna que vive no entorno dos vegetais.

Praça em Monte Belo/MG

Repare como nesses lugares a vida insiste em permanecer, mesmo com a agitação em volta dela. Pássaros fazem seus ninhos e buscam comida por ali enquanto você espera o ônibus chegar. Tire um tempinho para observar isso: as formigas caminhando para suas tocas, as construções de pássaros em cima das árvores; tudo isso fará você se sentir mais perto da natureza e mais longe da selva de pedra de todo dia; isso distrai.

Num dia de folga, faça um passeio buscando esses lugares. Visite praças, parques, se puder vá até a zona rural de sua cidade. Sua cidade tem, sim, seus encantos naturais. Basta procurar. Eu mesmo achava que não, vivendo numa cidade rodeada de lavouras de café. Mas me surpreendi quando encontrei lugares muito bonitos com surpresas pelo caminho.

Zona rural - Santana da Vargem/MG

São lugares onde você percebe que a vida ainda segue livre, mesmo com a cidade no horizonte. E nesses lugares as pessoas percebem também que fazem parte disso. Às vezes você pode sentir que está abandonado, na imensidão do mundo, mas ao mesmo tempo sente que faz parte de tudo isso. Portanto, conheça a natureza de sua cidade. É importante para lembrar que não estamos sós no mundo, que outras criaturas vivem aqui também e que vivem muito bem sem a nossa presença.

Então, aproveite o domingo para isso. Caminhe, veja onde você pode encontrar locais naturais em sua cidade. Pare para observá-los. Fará bem para você e para a natureza.
Dica de domingo - Conheça a natureza de onde você vive Dica de domingo - Conheça a natureza de onde você vive Reviewed by Túlio Lima Botelho on 10:53 Rating: 5

Nenhum comentário: