07/04 - Dia Mundial da Saúde

Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a data de hoje pela necessidade de atrair a atenção das pessoas para a garantia da boa saúde de toda a população, garantindo-lhes boas condições de saúde, moradia, emprego, bem-estar, felicidade dentre outros inúmeros fatores extremamente ligados com a saúde de uma pessoa. Coube também aos eventos desse dia, alertar sobre os problemas que podem impedir uma boa saúde. E não são apenas os vírus e bactérias que podem comprometer a saúde de uma pessoa, as qualidades ambientais do lugar onde ela vive são determinantes se ela terá ou não boa saúde.


A espécie humana está, como qualquer outro ser vivo que caminha sobre o planeta, intimamente relacionado com o lugar onde vive (mesmo que não se importe com isso). Portanto, qualquer mudança que acontecer nesse lugar, ele sentirá. Um exemplo: nas grandes cidades, são bem maiores os casos de asma e outras doenças respiratórias do que nas pequenas cidades do interior. A poluição e o material particulado que fica em suspensão no ar prejudica ainda mais as pessoas com essas doenças, que poderiam levar um vida melhor caso o ar das cidades onde vivem fosse mais limpo.

As mudanças no ambiente interferem diretamente no modo de vida de todo mundo, afetando em menor ou maior grau a sua saúde, para melhor ou para pior. Substâncias que poluem as águas vão parar nas mesas da pessoas, transmitindo diversas doenças, como diarreias; o excesso de pesticidas lançados nas lavouras colocam em risco o organismo pelo fato destes compostos ficarem concentrados nos alimentos que você come; destruição de florestas levam para as cidades animais que transmitem doenças ou podem causar acidentes, como os animais peçonhentos.

Da mesma forma que, numa cidade com bons índices ambientais, a população vive bem melhor. Em uma local arborizado, as temperaturas são mais amenas, há redução de ruídos e material particulado no ar. Menos poluição traz melhoria no ar que é respirado, evitando inúmeros distúrbios causados por gases tóxicos presentes no ar de algumas cidades. Isso sem falar no bem-estar emocional das pessoas, já que não estão doentes e nem vivem em locais estressantes, passam a levar a vida de forma bem mais tranquila.


Por isso, deve-se ter em mente que ter saúde não é apenas tomar as vacinas e remédios quando necessário. Atualmente a medicina preventiva está em alta por evitar que as doenças cheguem. E deixar o meio ambiente de sua cidade preservado é o primeiro passa para que isso ocorra. Arborização urbana, manejo correto do lixo, políticas redutoras de poluição de qualquer tipo, saneamento básico; tudo isso é essencial para a população começar a ter uma boa saúde.

Portanto, neste dia mundial da saúde, vamos nos conscientizar da importância de um meio ambiente sadio, pois a conservação da natureza não é boa apenas para os animais da floresta, mas para todos os seres vivos do planeta, inclusive você!
07/04 - Dia Mundial da Saúde 07/04 - Dia Mundial da Saúde Reviewed by Túlio Lima Botelho on 14:00 Rating: 5

Nenhum comentário: