15/04 - Dia Nacional da Conservação do Solo

Milhões de anos de transformações sobre a rocha fizeram surgir o que hoje chamamos de solo. Nele se desenvolvem milhares de seres vivos, que tocam suas vidinhas usando ele como substrato. Só que, infelizmente, esse recurso é muitas vezes utilizado de má forma, causando sérios impactos que afetam a vida de todos que utilizam o solo. Por esse motivo, em 1989, instituiu-se no Brasil o dia 15 de abril como Dia Nacional da Conservação do Solo, como forma de lembrar e alertar sobre a necessidade do uso correto do solo afim de garantir a saúde desse recurso por muitas gerações que ainda virão.


São muitas as agressões que o solo sofre atualmente. O excesso de defensivos agrícolas contamina a terra, que prejudica os seres vivos que vivem ali e as plantações. Falando em plantações, o mau uso do solo para a agricultura é a principal causa de impactos. A remoção da cobertura vegetal contribui para o aumento da erosão e, com o empo, pode-se iniciar um processo de desertificação por ali. Monoculturas diminuem a fertilidade natural da terra, enquanto pastagens compactam o solo, prejudicando sua capacidade de plantio.


Para melhorar essa situação, é de extrema importância o uso de técnicas de conservação do solo, que permitem que ele seja utilizado de forma responsável, respeitando seus limites e não agredindo-o. É bom fazer o plantio em nível, evitando a ocorrência de deslizamentos. Como medidas de manutenção da fertilidade, o ideal é a adubação verde, reduzindo o número de fertilizantes químicos lançados. Realize o plantio direto, rotação de culturas e pastagens e a consorciação de culturas. São tantas as práticas conservacionistas a se desenvolver em suas terras que esse post é pequeno para descrever todas.

O que interessa é que existem métodos para utilizar o solo e mesmo assim não agredi-lo tanto. E esse é o objetivo do dia de hoje, alertar sobre os riscos do mau uso do solo e divulgar como usá-lo corretamente. Então, você que tem seu pedacinho de terra, olhe com mais carinho para ela que dá os frutos que você colhe. Trate-a com respeito que ela lhe retribuirá sempre.
15/04 - Dia Nacional da Conservação do Solo 15/04 - Dia Nacional da Conservação do Solo Reviewed by Túlio Lima Botelho on 20:20 Rating: 5

Nenhum comentário: