Espécie do mês - Seriema

Quando se pensa em aves do Cerrado, muitas logo vem à mente: gavião, ema, tucano, jacu e tantos outros. No entanto, uma se destaca pelo seu canto marcante, que pode ser ouvido a quilômetros de distância. Falaremos hoje da seriema (Cariama cristata).


A seriema é uma ave que já se mostra imponente no seu porte.  Pernas esticadas e longas, penacho perto do bico. Essas e outras características marcam bem essa espécie. Possui a plumagem acinzentada, com um tufo de penas longas na cabeça. Atinge até 90 cm de altura e pode pesar em média 1 quilo e meio. Observando de longe, pode ser difícil diferenciar um indivíduo jovem do adulto, pois o porte dos mais novos é muito semelhante os mais velhos. O que diferencia, dentre outras coisas, é a cor dos olhos: nos jovem ela é amarelada, enquanto nos adultos em tons de cinza.

Predominantemente terrestre, a seriema costuma andar aos pares, ou mesmo em pequenos grupos. Se perceber que está sendo vigiada, foge correndo numa velocidade crescente, que podendo chegar a 50 km/h antes de finalmente levantar voo.


Alimenta-se de de inúmeros pequenos vertebrados, como lagartos, anfíbios e mesmo cobras; por esse motivo é muito apreciada por pessoas que vivem na zona rural já que afasta esses répteis de suas residências.

O canto da seriema é talvez uma das principais características que ela pode possuir. Ouça ele nesse link no WikiAves. Podendo ser ouvido a mais de um quilômetro de onde a ave se encontra, ele é muitas vezes o primeiro indício de que a seriema está por perto. E muitas vezes é somente isso que pode-se perceber dela.

Só que as vezes ela pode se aventurar por outras bandas, como essa aqui que apareceu na minha rua tempos atrás...

Espécie do mês - Seriema Espécie do mês - Seriema Reviewed by Túlio Lima Botelho on 17:41 Rating: 5

Nenhum comentário: