22/05 - Dia Mundial da Biodiversidade


Hoje em dia se fala demais sobre a conservação da biodiversidade, da importância de se preservá-la como um recurso futuro. Mas quais são os fatores que fazem de um lugar mais ou menos biodiverso?


Cada habitat do planeta possui sua diversidade própria de seres vivos. Alguns lugares possuem maior diversidade do que outros (e são chamados de Megadiversos). Mas isso não quer dizer que a vida nos outros lugares não exista ou seja menos fascinante. Essa diferença ocorre por diversos fatores ligados ao próprio lugar,  que definem as variedades de seus habitantes.

Um dos principais fatores é a estrutura da vegetação de uma região. Percebeu-se que em locais onde existe uma variedade maior de vegetais, maior será a diversidade de outras formas de vida. E essa variedade de vegetais pode ser explicada com base na realidade de cada ambiente onde essas plantas estão inseridas. Ambientes heterogêneos permitem às espécies coexistirem, já que cada uma vai se especializar em uma parte dos nichos que o local oferece. Por causa disso, a competição entre as espécies será menor, permitindo que elas permaneçam mais tempo naquele lugar.

Nos habitats onde esses fatos ocorrem, existirá uma maior variedade de plantas e, por consequência, de outros seres vivos.

Outro fator que pode causar mudanças na diversidade da vida de um lugar são os eventos catastróficos. Embora causem a extinção de muitas espécies, tais eventos podem provocar reorganizações drásticas nas comunidades biológicas, promovendo mudanças evolutivas rápidas.

Enfim, esses podem ser apenas alguns dos mecanismos que a natureza possui para determinar o quanto um local vai ser biodiverso. Tudo isso dependerá de processos locais e históricos que determinam os fatores a que as espécies estarão expostas durante a sua evolução.

Só que, nos últimos tempos, tem-se observado que a biodiversidade vem sofrendo intensos impactos em diversas partes do globo. Desmatamento, poluição, introdução de espécies exóticas, extrativismo indiscriminado e tantas outras ameaças colocam em risco toda a variedade que a natureza levou milhares de anos para construir.

Somente quando a humanidade perceber o quanto ela é dependente destes seres vivos, teremos a mudança de comportamento em relação à biodiversidade. É preciso que essa mudança ocorra o quanto antes, com todos se comprometendo em manter viva as outras espécies que vivem no planeta.
22/05 - Dia Mundial da Biodiversidade 22/05 - Dia Mundial da Biodiversidade Reviewed by Túlio Lima Botelho on 17:13 Rating: 5

Nenhum comentário: