27/05 - Dia Nacional da Mata Atlântica

Quando os portugueses avistaram o Brasil pela primeira vez, se depararam com uma imensa faixa verde que estava presente em todo o litoral. Essa faixa se estendia desde o que chamamos hoje de Rio Grande do Norte até o atual Rio Grande do Sul. Estava presente tanto no litoral quanto em lugares montanhosos. E avançava por muitos quilômetros continente a dentro. No entanto, hoje em dia essa grande faixa de floresta tropical se encontra bastante reduzida, com apenas 7% de sua área original.

Serra do Mar

Todo mundo conhece essa história, do quanto a Mata Atlântica era exuberante e o que os mais de 500 anos de ocupação intensa fizeram com esse bioma que possui uma enorme riqueza biológica. Só que seus fragmentos ainda guardam uma riqueza impressionante, que ajudaram a conferir ao local o título de hotspot (lugares com grande diversidade e endemismos altamente ameaçados).

Em suas matas ainda podem ser encontrados micos-leões, monocarvoeiros, onças, arapongas, pau-brasil, jacarandás e outras tantas árvores e animais ameaçados de extinção. Inúmeros projetos de recuperação atuam na Mata Atlântica a fim de reduzir os impactos que ela vem sofrendo, recuperando cada pedacinho deste lugar que esteve presente em toda a formação do Brasil.

Mata Atlântica em Pernambuco

Porém, para que a Mata Atlântica sobreviva, não serão apenas esses projetos que devem fazer alguma coisa. Como sempre, todos somos responsáveis pelo que acontece com os ambientes da Terra. Você, que mora numa das mais de 3 mil cidades que um dia abrigavam a Mata Atlântica, deve fazer algo para salvar algum fragmento que ainda possa existir aí.

Extensão original da Mata Atlântica

Além das já clássicas mudanças de comportamento em relação a consumo, gastos de energia,  lixo e tantas outras,  verifique como estão estes fragmentos de mata. Denuncie qualquer ato criminoso aos órgãos competentes (Secretarias Municipais e Estaduais de Meio Ambiente, Ibama, Ministério Público). Você, produtor rural, preserve estes fragmentos.

Os benefícios de se manter a mata serão inúmeros: desde a prevenção contra deslizamentos em morros até melhorias na qualidade de água e solo que manterão essa vegetação. Além, é claro, das inúmeras espécies que viverão em paz e que encantarão as pessoas de hoje e amanhã da mesma forma que encantaram os portugueses 513 anos atrás.
27/05 - Dia Nacional da Mata Atlântica 27/05 - Dia Nacional da Mata Atlântica Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:31 Rating: 5

Nenhum comentário: