Espécie do Mês - Peixe-boi da Amazônia

As águas da Amazônia guardam inúmeros tesouros. Plantas, peixes, répteis, mamíferos. E desses mamíferos, um se destaca por ser o único no mundo que é herbívoro, o peixe-boi (Trichechus inunguis). 


Confundido antigamente pelos navegadores ao acharem que era uma sereia (daí o nome de sua ordem Sirenia), o peixe-boi é um mamífero com anatomia bastante singular. Ele possui a pele rugosa, de cores acinzentadas. Na maioria dos indivíduos, possui uma macha branca na região ventral, o que diferencia esta espécie dos peixes-bois marinho e africano. Sua cabeça é bem próxima do corpo, mas mesmo assim ele pode movimentá-la por todas as direções.

Alimenta-se de plantas aquáticas dos rios amazônicos, controlando o crescimento delas e ajudando na distribuição de nutrientes por toda a cadeia trófica do lugar, já que ao cortar as plantas em partes menores elas vão servir de alimento para outros animais. O peixe-boi chega a ingerir 8% de seu peso corporal em plantas por dia.

Seu metabolismo é lento, se comparado a de outros mamíferos aquáticos. Por esse motivo, ele consegue ficar até 20 min em repouso, debaixo d'água, sem respirar. Quando está ativo, fica entre 1 e 5 min sem respirar.


Essa espécie vive sozinha, sendo observadas em grupo na época do acasalamento. A gestação dura em média 13 meses e a fêmea amamenta o filhote por 2 anos. Ela só volta a entrar no cio um ano depois do desmame, totalizando 4 anos entre uma gestação e outra.

As principais ameaças para o peixe-boi são a caça para a obtenção de carne e a destruição de habitat, onde construção de barragens e poluição das águas na mineração comprometem a vida do mamífero aquático mais ameaçado do país.

Para ajudar a reverter essa situação, existem muitas pessoas que lutam para a preservação do peixe-boi amazônico, como o pessoal da Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA), que faz estudo e medidas de conservação de mamíferos aquáticos da Amazônia. Vale a pena dar uma olhada no site para conhecer o trabalho deles e saber mais sobre esses animais.
Espécie do Mês - Peixe-boi da Amazônia Espécie do Mês - Peixe-boi da Amazônia Reviewed by Túlio Lima Botelho on 13:42 Rating: 5

Nenhum comentário: