Namoros animais

O amor está no ar! Todos os seres vivos, em algum momento de suas vidas, irão gerar seus descendentes, dando continuidade ao grande ciclo da vida. Nos animais que buscam seus parceiros para reprodução, como os vertebrados, essa procura envolve vários aspectos: beleza, boa saúde, habilidades diversas que cada fêmea procura... Aquele que mais agradar a sua fêmea poderá reproduzir.

Para fazer isso, esses os machos fazem de tudo para impressionar. Os sapos coaxam para chamar a atenção de suas futuras parceiras. Os pinguins oferecem às suas pretendentes pedrinhas que serão utilizadas na construção do ninho. Aves machos desenvolvem penas multicoloridas para chamar a atenção. Outros animais fazem danças de cortejo espetaculares para atrair as fêmeas, como pode ser observado em alguns peixes e nessa aranha, a aranha-pavão (Maratus volans). Ela eleva seu abdômen colorido, que lembra a cauda de um pavão, e faz uma dança de cortejo super sensual para a fêmea que está lhe observando. Veja:


Parceiro escolhido, é hora de iniciar o namoro. Os rituais de acasalamento são tão interessantes em algumas espécies quanto os ritos de corte. E alguns são até macabros, como no caso dos louva-a-deus e das viúvas-negras. Nessas aranhas, logo após a cópula, a fêmea ingere o macho, que é três vezes menor que ela. Esse canibalismo acontece para que a fêmea possa ingerir grande quantidade de proteínas para a maturação dos ovos, e como o macho é a refeição mais próxima... No caso da fêmea do louva-a-deus, além da busca por essas proteínas, ela mata o macho cortando sua cabeça e mantendo estimulado um nervo dele que manterá a ejaculação do macho, mesmo depois de morto.


Os namoros dos animais não são muito diferentes dos nossos, de seres humanos. Claro que na espécie humana, os relacionamentos ainda envolvem outras tantas características e variáveis que a sociedade e nosso comportamento criaram. Mas ainda tentamos impressionar as pretendentes, que possuem seus critérios de escolha. Isso é algo intrínseco da vida animal, a busca por parceiros de reprodução. Cabe a cada um mostrar seus dons e passar seus genes adiante...
Namoros animais Namoros animais Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:00 Rating: 5

Nenhum comentário: