17/07 - Dia de Proteção às Florestas

Você, com certeza, já deve ter ouvido a pergunta "você sabe o quanto as florestas são importantes para você?" A importância que a vegetação oferece para todos os seres vivos está mais do que clara para todas as pessoas. Se você nunca tinha ouvido falar dela, garanto que na época da campanha "Veta Dilma" e de toda aquela história do novo Código Florestal, você ouviu ou leu alguma coisa sobre o porquê é bom manter as florestas preservadas.

Prejuízos da diminuição de florestas
A importância das florestas é tão grande que qualquer diminuição que ocorra afetará muitos aspectos de nossas vidas.

Proteção aos rios e morros, melhoria da qualidade do ar, fonte de alimentos, tudo isso e muitíssimo mais são benefícios que podemos obter das florestas. Só que, infelizmente, em muitos lugares elas não estão sendo protegidas. Diante dessa situação, você pode ficar pensando: o que fazer? É só esperar que alguma decisão grande surta efeito diante do desmatamento? Eu, sozinho, posso fazer alguma coisa para evitar que as florestas sejam destruídas?

- Dê preferência a produtos florestais vindos de fontes sustentáveis. Hoje em dia se encontra diversos produtos que mostram selos de certificação de madeira vinda de fontes sustentáveis, como as da prática do manejo florestal. Nesse manejo, as árvores que são cortadas são plantadas para esse fim, onde sempre existe um ciclo de plantio e corte. Desse modo, não há a abertura de mais clareiras em matas preservadas. Outra fonte de produtos florestais sustentáveis são aqueles vindos de madeira de reflorestamento, como hoje em dia são feitos os papeis e lápis, por exemplo. Fique atento se aquela marca que você compra segue essa premissa de fontes sustentáveis de suas matérias-primas.

- Recicle papel. Aliado à busca dos fontes sustentáveis de produtos florestais, a reciclagem de papel (e também de outros materiais, não se esqueça!) deve fazer parte da vida de todos. A reciclagem do papel permite a redução do corte de muitas árvores. E mesmo no caso das matas plantadas para a obtenção de celulose, essa redução na produção de papel pode permitir um outro uso para essa madeira.


- Mantenha os fragmentos de mata em sua propriedade rural. Os fragmentos de mata que existem nas propriedades rurais são ótimos lugares onde a vida continua se desenvolvendo em meio os impactos vindos da agropecuária. Mantê-los é uma ótima opção para salvar espécies animais e vegetais que vivem ali, ainda mais se essas porções de verde se localizarem em topos de morros, encostas e margens de rios. Aí sim, é imprescindível que você as preserve para sua segurança e para a sobrevivência de tudo o que está ali.

- Proteja os polinizadores e dispersores de sementes. Para existir plantas vamos precisar de animais que polinizem as flores e os que dispersem suas sementes depois. Contribua para que esses animais também sejam preservados, pois dessa maneira a renovação de nossas florestas será contínua, sempre oferecendo os benefícios que recebemos de graça das árvores.

Enfim, essas são algumas atitudes que cada um precisa tomar para que as florestas do mundo não continuem diminuindo no ritmo que estão atualmente. Seja você um agente na mudança de consciência; lute e faça acontecer a preservação de nossas florestas. Nós só teremos a ganhar com isso...
17/07 - Dia de Proteção às Florestas 17/07 - Dia de Proteção às Florestas Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:00 Rating: 5

Nenhum comentário: