13/08 - Dia Mundial do Controle da Poluição

Quando se fala em preservação do meio ambiente, sempre se fala em poluição. Principalmente quando o ambiente em questão é o ambiente urbano e seu entorno. Diariamente, toneladas de gases, lixo, dejetos, e outras substâncias são lançadas no ar, solo e água, causando uma contaminação que altera todo o ambiente. E essas alterações afetam a saúde de todos os organismos que vivem ali, causando uma morte imediata ou matando pouco a pouco com as inúmeras doenças que trazem.


Continuando com o exemplo da cidade, é fácil perceber as fontes poluidoras e seus impactos. Leia e tente identificar os tipos de poluição:

Numa rua repleta de placas de propagandas, os veículos soltam fumaça dos escapamentos e emitem ruídos ensurdecedores. Quem passa nessa rua ainda tem que aguentar uma ou outra loja com propaganda sonora em meio ao lixo que alguns teimam em jogar no chão. Num terreno baldio virando a esquina, mais lixo espalhado. Tudo isso próximo a um pequeno córrego que recebe esgoto das casas que ficam em suas margens.

Conseguiu identificar os tipos de poluição? Vejamos... Algo que muitas cidades apresentam, sobretudo as de porte maior, são as placas de publicidade. Cada vez maiores, elas produzem uma poluição visual que pode atrapalhar motoristas, já que eles podem não enxergar as placas de trânsito. A poluição sonora também é evidente, com tantas buzinas, anúncios, músicas e outros sons em volume altíssimo. Os danos que isso pode provocar vão desde surdez momentânea à definitiva, além de estresse e outros transtornos psicológicos.

Causando danos ainda maiores à saúde, temos os poluições do solo, da água e do ar. As fumaças dos escapamentos e chaminés, o esgoto e o lixo que o pessoal joga em local indevido só trazem malefícios. O ar poluído faz mal ao sistema respiratório, e no tempo seco piora ainda mais as rinites, bronquites, asmas e tantos outros problemas respiratórios. O lixo dos terrenos baldios atrai ratos que, por sua vez, transmitem muitas doenças. E falando em doenças, o lixo pode acumular água, que servirá de criadouro para mosquitos transmissores de doenças. Mais doenças, como as verminoses, são transmitidas por contato com água e solos contaminados, tornando, sem sombra de dúvida, a poluição um problema de saúde pública.

De modo muito resumido, esses são alguns dos impactos que a poluição pode causar na vida de uma pessoa que mora na cidade. E olha que nem citei aqui as alterações no ecossistema que ela causa, acabando com a vida selvagem e cujas consequências o homem também sente.


E resolver isso não é tão complicado quanto pode parecer. Apenas com mudanças de comportamento e o compromisso de fazer algo para diminuir a poluição já teremos resultados excelentes.

- Jogue o lixo no lixo: além de ser ótimo para o meio ambiente, jogar lixo no lixo é uma questão de educação. Uma rua suja só traz malefícios a quem mora perto. Não tem lixeira próximo a onde você está? Guarde seu papelzinho no bolso/bolsa. Dê um jeitinho, mas evite de jogá-lo na rua. Lá ele pode entupir bueiros, ajudando nas enchentes no período chuvoso.

- Recicle: outra maneira de acabar com o lixo em local indevido é a reciclagem. Separe seus resíduos e aqueles que podem ser reciclados destine-os para esse fim. Você reduz muito a quantidade de lixo que você mandará para os aterros.

- Construa uma fossa séptica: na sua casa não existe esgoto encanado? Vai construir uma casa em seu pedacinho de terra? Construa uma fossa séptica em sua residência. Com ela, você evita que o solo e a água sejam contaminados por fezes e urina. De quebra, você evita muitas doenças que poderiam vir dos seus dejetos.

- Ande mais de bicicleta: além de ser um ótimo exercício físico, andar de bicicleta não emite nenhum gás estufa.

- Crie um sistema de carona com os amigos: para quê 5 carros irem ao mesmo lugar, sendo que apenas um pode pode levar todos esses motoristas? Incentive a carona entre seus amigos. Cada dia vá no carro de um. Assim, as emissões são reduzidas e o trânsito desafoga.

Essas são algumas medidas simples, mas muito eficientes no controle da poluição. Coloque-as em prática. Com todos agindo assim, será muito melhor viver num mundo com menos poluição. Só basta começar a mudança.
13/08 - Dia Mundial do Controle da Poluição 13/08 - Dia Mundial do Controle da Poluição Reviewed by Túlio Lima Botelho on 15:00 Rating: 5

Nenhum comentário: