TOP 5 - Pais animais

A maioria dos machos do Homo sapiens cuida de sua prole. Ajudam as mães na criação, ensinando os filhos, protegendo-os e preparando-os para a vida adulta. Na natureza, às vezes o que vemos é o contrário: os machos estão ali apenas na reprodução, deixando as fêmeas sozinhas para criar os filhotes. No entanto, não são todos que fazem isso. Machos de diversas espécies ficam bem próximos de seus filhos, desde a concepção até o momento em que eles deixam o ninho. Conheça cinco pais que são exemplos na criação dos filhotes...


5) Corujão-orelhudo (Bubo virginianus)


Os machos da maior coruja das Américas são muito dedicados aos seus filhotes e à fêmea. Enquanto ela fica no ninho cuidando da prole, os machos providenciam o alimento e protege a família. Além de arranjar comida para seus filhos, ele também leva o alimento para a fêmea, que fica tão ocupada cuidando dos filhotes que não come.


4) Betta (Betta splendens)


Esse peixe de aquário, famoso por sua agressividade, também é um pai exemplar. O cuidado dos filhotes fica por conta dele, cuidando dos preparativos do ninho. Para construí-lo, o macho vai à superfície da água para inspirar o ar e depois fazer o ninho com bolhas. Ao nascerem, os alevinos nadam na vertical em direção ao ninho, onde o pai ficará de olho para que nenhum filhote vá para o fundo da água.



3) Cavalo-marinho


Os cavalos-marinhos são exemplos clássicos de pais que se envolvem com os filhotes. No acasalamento, a fêmea deposita no ventre do macho uma bolsa com os óvulos. Lá dentro, eles são fecundados e o macho do cavalo-marinho fica "grávido". Após a fertilização, ele carrega seus filhotes até o nascimento, quando os novos peixes saem do corpo do papai.


2) Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)


Esse é um modelo de pai batalhador para manter o filho vivo. Depois que a fêmea põe o ovo, ela sai em busca de alimento (período que dura até 2 meses). Nesse meio tempo, os machos incubam os ovos sob suas penas, protegendo-os. Durante esse tempo ele não se alimenta, dedicando-se apenas aos cuidados com seu filhote. Quando ele nasce, cabe ao macho também atuar na alimentação até que a mãe chegue. Assim que ela retorna, o pai passa os cuidados para a mãe e, então, ele parte em busca de alimento.


1) Sapo de dedos azuis (Colostethus caeruleodactylus)


Nessa espécie de anfíbio, o macho tem participação direta do macho. É ele que cuida da limpeza do ninho, defesa contra predadores e hidratação dos ovos. Para mantê-los úmidos, esse sapinho urina sobre os ovos, evitando a dessecação. Cerca de 40 dias depois do nascimento dos filhotes, o pai "chama" suas crias para levá-los a água. Um de cada vez, os girinos vão subindo nas costas do papai, que leva todos de uma só vez até o lugar onde eles vão viver a partir de então.
TOP 5 - Pais animais TOP 5 - Pais animais Reviewed by Túlio Lima Botelho on 15:00 Rating: 5

Nenhum comentário: