21/09 - Dia da Árvore

As árvores, com seus troncos lenhosos, podem passar despercebidas para muitas pessoas. Elas ficam ali paradonas, com suas folhas e frutos ao sol. Só que uma árvore é uma caixinha de surpresas. Inúmeras reações ocorrem no seu interior, mostrando que elas não são um monte de madeira. E, de quebra, ela ainda ajuda os seres vivos em suas vidinhas...


Vamos começar pelo ar que você respira (essa você já devia saber). Durante o processo de fotossíntese, oxigênio é liberado pelas plantas. Ele irá compor o ar atmosférico que você respira. Além disso, as árvores ajudam a reter poeira e outros materiais particulados que ficam em suspensão. Por isso que regiões mais arborizadas registram melhores qualidades do ar.

Não tem coisa melhor que a sombra de uma árvore. Ainda melhor é poder ficar debaixo de uma e comendo algum fruto que você pode tirar do pé. As árvores fornecem alimento para diversos animais, sendo importante fonte de renda tanto para a indústria alimentícia quanto para populações locais. Além de alimento, diversas espécies atuam como medicamentos, sendo uma alternativa natural no combate ou prevenção de doenças.

As árvores também atuam na conformidade dos ambientes. Na beira de um rio ou encosta, elas ajudam a prevenir deslizamentos de terra, segurando o solo com suas raízes. Em locais como esses que não possuem árvores, os deslizamentos, destruições e perdas são muito frequentes quando começam as chuvas.

Por isso, qualquer que seja o habitat, a presença de uma árvore indica a qualidade do ambiente e sua permanência é ótima para atrair muito mais vida ao seu redor. Muitos seres vivos passam suas vidas inteiras em uma árvore. São insetos que vivem em seu interior, outras plantas que utilizam a árvore como suporte, aves que fazem seus ninhos ali.

Enfim, árvores não são apenas um monte de madeira para fazer papel. São seres vivos que trazem consigo inúmeros benefícios para quem quer que fique próximo a elas. Mantê-las vivas é mais que uma obrigação, é uma necessidade para termos uma vida saudável.
21/09 - Dia da Árvore 21/09 - Dia da Árvore Reviewed by Túlio Lima Botelho on 14:04 Rating: 5

2 comentários:

  1. Prezado Túlio Lima, gostaria de saber o nome dessa espécie de árvore na foto acima. Aguardo. Ressaltando que seu blog é muito interessante e educativo, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karolém, tudo bom? Que bom que gostou do blog. Sobre a foto, na época que escrevi o post peguei ela na internet (a foto não é minha). Hoje fiz uma nova busca para ver que espécie é, mas muitos sites só a utilizam sem citar o que ela é. Eu não conheço. Vou pesquisar mais para saber de qual espécie ela pertence e logo retorno.

      Excluir