A Grandeza da Natureza

[04/10 - Dia da Natureza; dos Animais e do Patrono da Ecologia - São Francisco]

Os animais surgiram na Terra há aproximadamente 540 milhões de anos. De lá pra cá, uma variedade enorme desses seres vivos caminhou sobre o planeta. Do trilobitas pré-históricos aos mamíferos atuais, o mundo já viu feras marinhas, répteis gigantes e primatas que um dia passaram a caminhar sobre duas patas.

Os integrantes do Reino Animalia foram excelentes na conquista do planeta. Encontramos exemplares na terra, céu e água, habitando todos os biomas do globo e ocupando diversos nichos em um habitat

A grandeza dos animais é apenas uma das faces de algo maior. A Natureza encanta todo mundo com suas formas, cores, tipos e tamanhos. Quem não se encanta com a beleza de uma flor, o cantar de um pássaro ou com uma mãe cuidando de seu filhote?


As relações que os seres vivos desenvolvem entre si permitem a estabilidade da natureza. Esses processos também garantem que exista o suprimento de recursos que as espécies necessitam e a conservação de tudo isso é crucial para a sobrevivência da vida na Terra.

Infelizmente, aqueles primatas que passaram a caminhar sobre duas patas costumam agredir a natureza. A evolução os agraciou com um cérebro capaz de criar coisas fantásticas, mas, em consequência, muitos impactos vieram com isso.

No entanto, ele pode mudar essa situação. Usando esse cérebro capaz de criar coisas fantásticas, ele pode (e deve) perceber que todos os seus atos trazem consequências. E essas consequências podem ser evitadas ou pelo menos corrigidas para garantir um mundo melhor.


Assim como um certo Francisco, patrono da Ecologia, disse que os animais são como nossos irmãos, criaturas vindas do mesmo Criador e que devem ser valorizadas, devemos pensar do mesmo jeito. Independente se você acredita que viemos de um mesmo Criador ou de um ancestral comum, estamos ligados a cada ser que habita a Terra.

E da mesma forma que queremos bem nossos amigos e familiares, temos a obrigação de cuidar das milhões de espécies que dividem o planeta conosco. Esse é o mínimo a ser fazer para que a grandeza da Natureza que nos rodeia seja mantida e, assim, possamos viver plenamente em meio a tanta beleza...
A Grandeza da Natureza A Grandeza da Natureza Reviewed by Túlio Lima Botelho on 14:30 Rating: 5

Nenhum comentário: