05/10 - Dia Mundial das Aves

Os integrantes da classe Aves, nossos bons e velhos amigos penosos, são um tipo de animais vitoriosos em sua conquista terrestre. Surgidos há aproximadamente 150 milhões de anos a partir de um ancestral réptil - mais precisamente de um grupo de dinossauros, os Theropoda -, seus ancestrais sobreviveram à grande extinção ocorrida há 65 milhões de anos, que levou embora seus ancestrais reptilianos.

Desde seu surgimento, as aves vem ocupando habitats por todo o planeta. São encontradas do Ártico à Antártida; dos desertos às florestas tropicais; dos lagos a seu lugar por excelência, o céu. Penas, asas, ossos pneumáticos, osso esterno em forma de quilha, sacos aéreos, corpo aerodinâmico, entre outras características, foram fundamentais para permitir que as aves conquistassem os céus.

Photo credit: Danny Perez Photography via photopin cc

E em toda a história evolutiva dessa classe, a diversidade que encanta se fez presente. Observa-se desde os passarinhos, como canários, pardais e beija-flores, até grandes aves como as águias, emas e avestruzes. Só que sempre com a diversidade e a admiração, vem a cobiça. E essa combinação não acaba bem. Desde sempre as aves são muito traficadas e a conquista das Américas só mostrou ao mundo uma exuberância que todos queriam ter em seus jardins. Estima-se que cada nau portuguesa que partia com riquezas naturais do Brasil levava em média 600 papagaios para serem vendidos na Europa.

E o pior é o trajeto dessas aves até o consumidor final. Num exemplo de papagaios vindos da Amazônia, os filhotes passam horas e mais horas em compartimentos escondidos super apertados nos caminhões e muito poucos sobrevivem ao final da viagem. Sem falar nas mutilações que eles sofrem para ficar quietos.

A destruição do habitat é outra causa comum da extinção de espécies de aves. Ao desmatar e fazer queimadas, o homem compromete a alimentação destes animais, seus locais de nidificação e áreas reprodutivas. O isolamento de populações causa problemas drásticos na genética de uma espécie, gerando alterações que podem levar uma população à extinção.

Neste Dia Mundial das Aves, vamos refletir sobre o que realmente é bom para nossos amigos penosos. Uma gaiola onde ele pula pra lá e pra cá ou um campo aberto onde ele pode voar para onde quiser? Admire as aves que ficam próximas à sua casa. Vá para a zona rural e observe a infinidade de espécies que vivem ali, com suas cores, cantos e modos de vida. Não há nada melhor do que se aproximar da natureza e se sentir parte dela. Observar as aves livres é um passo para isso.
05/10 - Dia Mundial das Aves 05/10 - Dia Mundial das Aves Reviewed by Túlio Lima Botelho on 15:00 Rating: 5

Nenhum comentário: