07/10 - Dia Mundial do Habitat

Habitat é como é chamado o lugar onde um ser vivo habita, se alimenta e se relaciona com outros seres vivos. Esse conceito sempre nos faz lembrar de matas, mares e outros ambientes naturais. Mas se pensarmos um pouquinho, esse conceito pode ser estendido até nossas cidades. Ali tem-se os seres vivos (seres humanos, árvores e animais de estimação, dentre muitos outros), o meio físico (ruas, construções...) e tudo isso se relacionando. Tudo bem, uma cidade pode não ser o ambiente mais ecologicamente correto, mas é um lugar onde vários seres vivos habitam e, se for tratada com atenção, pode se tornar um ambiente melhor para se viver. 

Seguindo essa linha de pensamento, a ONU instituiu a primeira segunda-feira de outubro como o Dia Mundial do Habitat. O objetivo dessa comemoração é a reflexão sobre o estado das cidades e do direito humano de uma moradia adequada, além de lembrar ao mundo de sua responsabilidade coletiva sobre o habitat das gerações futuras.


A qualidade de vida em uma cidade é traduzida por ótimas condições de moradia, saneamento básico, acesso satisfatório a serviços de saúde, áreas arborizadas e o mínimo de poluição possível. Para garantir isso é necessário um intenso envolvimento do poder público com a população. Aos governos, cabe a formulação de leis, diretrizes, resoluções e outros fundamentos legais que regulamentem a promoção de uma melhoria na estrutura das cidades. Alterações nos sistemas de abastecimento de água e tratamento de efluentes, emissões de gases e ocupação humana são medidas essenciais a serem levadas em conta.

Em contrapartida, a população da cidade deve fazer sua parte em cumprir tais regulamentos. Afinal, são os habitantes de um bairro que vão sentir na pele qualquer mudança em seu ambiente; as melhorias feitas ali serão sentidas por eles mesmos. Cabe a ela zelar pelo bem-estar da cidade, mantendo conservados os locais que ela usufrui diariamente. Cuidar da rua onde mora, mantendo-a limpa, é muito importante para a saúde dos moradores, pois isso evita o aparecimento de muitos animais que atuam com vetores de doenças. Não basta apenas cobrar, é necessário por a mão na massa!

É preciso urgentemente melhorar as condições das cidades. Melhores habitações, saúde e saneamento vão garantir uma qualidade de vida muito melhor para as pessoas. E com a melhoria da qualidade de vida, o meio ambiente pode sofrer menos impactos, já que as emissões de poluentes estarão bem reduzidas.

O primeiro passo é reconhecer a necessidade, coisa que está claro a qualquer um. Depois é tomar a atitude, propor, cobrar e agir para que a mudança aconteça. Todos nós somos responsáveis em fazer isso.
07/10 - Dia Mundial do Habitat 07/10 - Dia Mundial do Habitat Reviewed by Túlio Lima Botelho on 13:03 Rating: 5

Nenhum comentário: