Dica de domingo - Viaje por um herbário virtual

A pesquisa em Botânica envolve a coleta de amostras das espécies vegetais e sua preparação em exsicatas. Nelas, são anotadas todas as informações sobre o vegetal in vivo (cor das flores, odores, presença de outros organismos...), além de dados sobre a sua localização.

No Brasil, o estudo de sua flora data da época da chegada dos europeus por aqui. As espécies nativas que eram descritas foram enviadas para os herbários estrangeiros e muitas informações, inclusive de espécies já extintas, estavam em falta em nosso país.

Só que agora é possível consultar esses espécimes. Seja para pesquisa ou simplesmente curiosidade de ver como é um herbário, pode-se consultar o Herbário Virtual REFLORA. Segundo o site:

"O Programa REFLORA/CNPq, uma iniciativa do governo brasileiro, tem como objetivo principal o resgate de imagens dos espécimes da flora brasileira e das informações a eles associadas, coletados nos séculos 18, 19 e parte do século 20 (até 1970), depositados nos herbários estrangeiros para a construção do Herbário Virtual Reflora. Os primeiros parceiros desta iniciativa são o Royal Botanic Gardens de Kew (K) e o Muséum national d’histoire naturelle de Paris (P). A base física do Herbário Virtual REFLORA está instalada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que é responsável pelo recebimento das imagens e transcrição dos dados. Assim, tanto as imagens e informações textuais provenientes do repatriamento (Kew e Paris), quanto as imagens e os dados textuais do acervo do herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB) estão sendo disponibilizadas para a comunidade científica e para o público em geral. "

Não deixe de conferir esse banco de dados importantíssimo sobre a flora brasileira. Ele é um instrumento importantíssimo para a disseminação de conhecimento sobre as plantas de nosso país. Conheça-o clicando na imagem abaixo:

Dica de domingo - Viaje por um herbário virtual Dica de domingo - Viaje por um herbário virtual Reviewed by Túlio Lima Botelho on 11:00 Rating: 5

Nenhum comentário: