O Que É Aposematismo?

As cores estão muito presentes na natureza. Deixam o mundo mais vivo, alegre. Porém, elas não estão ali por acaso. As cores que vemos nos seres vivos, muitas vezes, tem um propósito. As cores das flores são chamativas para atrair pássaros para as polinizarem. Uma lagarta pode ser bem colorida para alertar seus predadores que ela é venenosa e nem um pouco apetitosa.

Essas cores de alerta são comuns nos ecossistemas. É o que chamamos de aposematismo. Essa é uma característica adaptativa que alguns organismos venenosos apresentam e é fundamental à sua sobrevivência e à de quem cruza seu caminho. Quando você encontra um animal muito colorido, suas cores podem estar dizendo: "Sai fora! Sou venenoso demais. Não vá mexer comigo."

Animais que apresentam aposematismo utilizam essa característica para afastar predadores ou qualquer outro ser vivo que possa prejudicá-los. Só pela cor de alerta, o animal consegue ficar em paz sem gastar energia em um ataque para se defender. A cobra coral (gênero Micrurus) passa exatamente essa mensagem ao exibir em seu corpo anéis de cores vermelhas, pretas e brancas.

Coral-verdadeira (Micrurus frontalis). Fonte: Répteis Squamata do Cerrado - IB/USP

Os anfíbios da família Dendrobatidae, aqueles sapinhos muito coloridos, são outro exemplo de animais que alertam que são perigosos. Pequeninos, esses anfíbios apresentam em sua pele um veneno muito potente, capaz de matar uma pessoa com pequenas doses da toxina. Isso já é uma defesa e tanto, mas se eles tivessem uma coloração igual a de outros anfíbios, com certeza eles seriam a refeição de algum predador azarado (que acabaria morrendo após o jantar). Portanto, as cores de advertência dos dendrobatídeos garantem sua sobrevivência na floresta, já que dificilmente alguém irá comê-los.

Dendrobatídeos. Fonte: Herpetofauna.

O aposematismo é uma adaptação formidável que alguns seres vivos desenvolveram. Com ele, as suas chances de sobrevivência se elevam muito, pois um predador pensará duas vezes ao ver uma possível refeição multicolorida. E muitos outros seres vivos copiam essas cores, mesmo não sendo venenosos. São os casos de mimetismo, tema para outro O Que É?.
O Que É Aposematismo? O Que É Aposematismo? Reviewed by Túlio Lima Botelho on 13:53 Rating: 5

Nenhum comentário: