O Que É? - Camuflagem

Mês passado falamos do aposematismo, a coloração de advertência que alguns seres vivos desenvolvem para alertar que não são palatáveis e/ou venenosos. E a seleção natural não parou por aí. Anos e anos de evolução permitiram que outros tantos animais apresentassem coloração que os tornam semelhantes ao meio em que vivem. É o que chamamos de camuflagem.

A camuflagem é uma adaptação que alguns animais apresentam para tornar-lhes semelhantes ao lugar onde estão. Muitas vezes, eles assumem coloração igual a de folhas secas, flores, pedras... Mestre da camuflagem, o camaleão é um clássico exemplo dessa característica. Esse réptil tem a capacidade de mudar sua cor de acordo com o lugar em que ele está. Se é verde, fica verde. Se está próximo a uma flor vermelha, assume coloração igual a da flor. 

Essa mudança ocorre por causa de um grupo de células especiais que ele possui, os cromatóforos. Quando o camaleão chega a um novo local e observa suas cores visualmente, ocorre a liberação de pigmentos por essas células, que se dilatam, liberando o pigmento. Assim, a pele do bicho fica igual a do ambiente que o cerca. Mas o camaleão não usa essa estratégia apenas para se esconder nas folhagens. A mudança de cor, nesses animais, também está associada à comunicação (durante brigas entre machos, eles costumam ficar vermelhos). O vídeo abaixo, sobre um camaleão português, mostra suas mudanças de cor e algo mais sobe esses excepcional réptil.


A camuflagem é uma estratégia vital para muitos animais, seja para fugir de predadores ou para facilitar a caçada. Muitas serpentes peçonhentas apresentam cores iguais a de folhas ou capim secos. Com esse disfarce, elas se misturam facilmente à vegetação seca do solo, aproximando de suas presas sem que seja percebida. Você consegue achar a serpente na imagem abaixo?

Fonte: Cobras Serpentes.

Para as presas, a camuflagem também os ajuda a proteger suas vidas. Insetos cuja cor seja próximo a das árvores onde eles pousam, enganam pássaros que poderiam lanchá-los. Camuflados na árvore, dificilmente uma ave os enxergará. Outros insetos, como alguns gafanhotos, esperanças e bichos-pau se assemelham muito a folhas e galhos. Esses casos, de animais miméticos, são mais interessantes ainda. Como corpo semelhante a outro ser vivo, os gafanhotos que parecem folhas se camuflam muito bem nas árvores, não sendo predados.

Outros animais que utilizam desse artifício: lulas e polvos mudam de cor como os camaleões, ursos e outros animais polares se disfarçam muito bem na neve branquinha. É uma estratégia vital para todos os organismos que a utilizam. Seja para fugir de um predador ou surpreender a presa, a camuflagem foi algo selecionado por se mostrar muito útil, garantindo a sobrevivência das espécies portadoras.
O Que É? - Camuflagem O Que É? - Camuflagem Reviewed by Túlio Lima Botelho on 15:00 Rating: 5

Nenhum comentário: