Comece agora a se preocupar com a água!!!


Todos os anos venho aqui para falar sobre a importância da água na vida de todos. Ela esteve presente quando a humanidade criou suas primeiras cidades e pode estar presente quando elas acabarem. Essa frase pode ter soado um pouco apocalíptica, mas não deixa de ser verdade. A água é um bem essencial na vida de qualquer ser vivo e, se ela falta, eles vão em busca de onde ela está presente. É previsto que a falta d'água provoca a migração de milhares de pessoas em todo o mundo. Sinal de que sem ela não há vida.

Esse ano, o Sul e Sudeste do Brasil sentem essa situação de escassez de água. A grande onda de calor que está sobre essa região evaporou os reservatórios de água para abastecimento e produção de energia, alterando a vida em algumas localidades. Onde ainda não ocorre racionamento, paira a sombra de que isso possa acontecer mais cedo ou mais tarde. Dias atrás choveu, mas ainda não foi tudo de que precisávamos.

Por isso, mais uma vez vamos lembrar daquelas dicas básicas, mas importantíssimas para a economia de água:

- No banho, tente ser o mais breve possível. Está quente e um banho pode refrescar até a alma, mas pode esquentar seu bolso na hora de pagar a conta. Tome banhos rápidos, assim você economiza água e energia.

- Feche a torneira ao escovar os dentes. Durante a escovação, deixe a torneira fechada. Só abra-a para molhar a escova e enxaguar a boca. Não exite razões para deixá-la aberta enquanto você está limpando os dentes.

- Ao lavar a louça, feche a torneira enquanto ensaboa. Retire todos os restos de alimento dos pratos antes de molhá-los. Ensaboe tudo de uma vez só para depois abrir a torneira de novo e enxaguar a louça.

- Lave o carro e o quintal sempre com baldes. O uso de mangueira desperdiça muita água. Prefira um balde, onde não tem o problema de água em excesso escorrendo para o ralo.

- Aproveite a água. Coletar a água da chuva (quando ela voltar...) é algo interessante de se fazer. Utilize-a para lavar calçadas, o carro, o quintal. Aproveite também a água da máquina de lavar roupa para limpar o chão também.

Existem muitas e muitas dicas para economizar água, que seu eu fosse escrever todas esse post ficaria enorme. Porém, estas já são um bom começo para você agir. Se ainda não se preocupe, comece. Não sabemos quando as chuvas voltarão. A loucura que está o clima só prova que temos que mudar nossos hábitos. Enquanto no Sul e Sudeste a seca fora do normal castiga, o Norte sofre com cheias incomuns.

Temos que agir para tentar remediar as agressões ao meio ambiente enquanto ainda dá tempo. A água sempre sentirá essas agressões. E com o fim dela, vão-se as plantas, os animais, a vida...
Comece agora a se preocupar com a água!!! Comece agora a se preocupar com a água!!! Reviewed by Túlio Lima Botelho on 14:30 Rating: 5

Nenhum comentário: