Conviva melhor com a Terra

A valorização da vida, e consequente conservação do meio ambiente, é uma urgência para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Porém, também existe a necessidade do desenvolvimento de tecnologias e estruturas que facilitam e melhoram a vida das pessoas. E esse desenvolvimento quase sempre vai na contra-mão com as ações de conservação ambiental.


Com o surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, ficou claro que é possível conciliar o crescimento da sociedade humana com um ambiente protegido. O primeiro passo para isso é a divulgação de conhecimentos. A educação é a melhor ferramenta para mostrar como é possível que o desenvolvimento sustentável possa preservar o meio ambiente sem impedir o crescimento econômico do país.

Boas práticas de educação ambiental fazem as pessoas começarem a ser preocupar com a saúde do lugar onde vivem, o que está prejudicando o planeta e o que podem fazer para ajudar para que a situação não piore. Essa é a chave para os problemas, educação. Pessoas informadas sabem o que acontece, causas e soluções. Só não não agem porque não querem. 

E falar que desenvolvimento não combina com meio ambiente é coisa de quem não entende nada. Os dois são tão compatíveis que um desenvolvimento que coloque a vida à frente do lucro a todo custo só traz benefícios. Para o empreendedor existem incentivos, bonificações e valorizações de mercado para produtos sustentáveis. Para a natureza, melhor qualidade de ar, água, solo, disponibilidade de alimentos e habitat são alguns dos inúmeros benefícios que os seres vivos receberão - inclusive o empreendedor. 

O planeta sente tudo que se passa dentro dele, seja bom ou ruim. É como um organismo vivo. Se ele está sadio, seus habitantes também estarão. Caso contrário, as condições ficam muito graves. A natureza nos dá vários avisos, cabe a nós interpretá-los e agirmos da forma correta. Podemos ter nosso desenvolvimento, mas sem que interfiramos na vida dos outros, sejam humanos, répteis, vegetais, pássaros...

Para isso, a mudança de concepções e comportamentos deve ser urgente. É necessário aprender a conviver com nosso planeta. Da mesma forma que existem regras de convivência em um prédio, existem as mesmas regras na natureza. Vamos respeitar cada ser vivo e os limites que o mundo tem. Vamos conciliar nossas necessidades com as necessidades do meio. 
Conviva melhor com a Terra Conviva melhor com a Terra Reviewed by Túlio Lima Botelho on 18:09 Rating: 5

Nenhum comentário: