Reaproveitamento de alimentos - Uma atitude sustentável


Você provavelmente já sabe que frutas, legumes e verduras são benéficas para nós. Elas possuem uma série de vitaminas e sais minerais que são de fundamental importância para nosso corpo.

Mas, provavelmente, você não tinha conhecimento sobre a utilidade desses produtos depois de serem utilizados. Ou seja, elementos que geralmente descartamos possuem muitas utilidades. Entre esses descartes estão itens como cascas, bagaços, caules e sementes.

Segundo Gelma Reis, sócio fundador da Ética Ambiental, empresa de consultoria ambiental do Rio de Janeiro, muito do lixo que produzimos pode ser reaproveitado. “Não só os alimentos orgânicos, mas, também garrafas PET e outras embalagens plásticas.”


Alimentos descartados e suas utilidades

Para você seguir essa ideia de produzir menos lixo, vamos listar alguns itens que você jogava fora e podem lhe trazer benefícios.

Remédios

Muitas sementes e cascas de alimentos possuem propriedades medicinais. O talo da alface, por exemplo, tem propriedades calmantes. Outro exemplo é a casca da banana, que possui propriedades antialérgicas.
 

Produção de Energia

A geração de energia a partir de restos de alimentos, como cascas de grãos, bagaço de cana e excrementos de animais é chamada de biomassa.

Adubos orgânicos

Vastamente utilizado em fazendas de pequeno porte, os restos de alimentos orgânicos são utilizados como adubo. Em sua decomposição eles liberam itens saudáveis para o solo. Para isso, é apenas necessário cavar um buraco e jogá-los dentro dele, deixando os alimentos produzindo humos.

Repelentes

A casca da laranja funciona como repelente de mosquitos. Ela até substitui o refil daqueles repelentes elétricos.



Com essas dicas você irá produzir muito menos sujeira e degradará menos a natureza.
 
Reaproveitamento de alimentos - Uma atitude sustentável Reaproveitamento de alimentos - Uma atitude sustentável Reviewed by Túlio Lima Botelho on 10:00 Rating: 5

Nenhum comentário: