Somos todos interligados

Engana-se quem pensa que o ser humano está isolado do resto dos seres vivos. Aliás, há muito tempo sabe-se que isso não é verdade. Estamos intimamente relacionados com todos os organismos do planeta. E essa relação vai bem mais além do que ancestralidade em comum.

O compartilhamento de um mesmo ambiente faz com que qualquer mudança, boa ou não, seja sentida por todos os seres vivos: do pequeno inseto aos grandes mamíferos e árvores. Um exemplo clássico de repercussão em toda a biota devido a uma mudança é quando um habitat é suprimido ou uma espécie é extinta num local.

Um vídeo de ficção, mas que retrata muito bem isso, e as consequências desastrosas do desequilíbrio ambiental, é o último episódio da série Família Dinossauro.

Família Dinossauro

Nesse episódio, os dinossauros estão esperando pela época de reprodução de uma espécie de besouro, que come uma planta que floresce também nessa época. Porém os besouros não aparecem para se reproduzir e a planta vai invadindo casas e prejudicando a vida dos dinossauros. De repente, um desses insetos chega no quintal dos Silva Sauro e conta que o brejo onde eles se reproduziam não existem mais. No lugar dele, uma grande empresa instala sua fábrica de frutas de cera, desestabilizando o local.

Sem os grilos para se alimentarem delas, as plantas continuam crescendo e os dinossauros querem acabam com elas de vez ao invés de aprender a conviver e controlar seu crescimento. Então Dino, escolhido para remediar a situação e construtor da fábrica no brejo, aprova o lançamento de um desfolhante em todo o planeta, para que essas plantas indesejáveis morram. Mas a situação foge do controle e todos os vegetais do mundo são destruídos. A partir daí, começa uma reação em cadeia de destruição de vários habitats e falta de água. Para solucionar essa escassez, os dinos resolvem lançar bombas nos vulcões para que as nuvens de fumaça façam as chuvas voltarem. Só que isso não dá certo e o planeta fica inteiro envolto por uma densa nuvem expelida pelos vulcões, bloqueando a entrada dos raios solares, fazendo as temperaturas caírem drasticamente. Com o estrago feito, os dinossauros não sabem mais o que fazer, além de esperar o seu fim.

Quando assisti a esse episódio, confesso que fiquei chocado, pois não esperava um final tão sombrio e ao mesmo tempo tão reflexivo. A forma como os roteiristas apresentaram a destruição dos dinossauros não é o clássico impacto do meteoro, mas mudanças no planeta causadas por um desequilíbrio ambiental em que os dinossauros são os responsáveis. E esse episódio ilustra de forma bem legal a interligação entre todos os seres vivos. A destruição do brejo deu início a uma cadeia de eventos desastrosa que levou os dinossauros à extinção.

No mundo de hoje, são inúmeros os casos de desequilíbrios ambientais semelhantes aquele retratado na série. A destruição de uma floresta pode alterar solo, água e acabar com os animais que viviam ali. A introdução de uma espécie exótica altera todas as relações presentes em determinado habitat, modidicando, além da biodiversidade nativa, fatores físicos como qualidade do ar e água. É uma reação em cadeia em que, como tudo está interligado, todos vão sentir as consequências.

"Mas eu moro numa cidade, longe da natureza". É aí que você se engana caro amigo. Não tem como estar longe da natureza e não senti-la. A recente escassez de água é um exemplo disso. Vários motivos ocasionaram a redução da quantidade de chuvas em 2014. E os efeitos são sentidos por todos, mesmo quem mora longe de qualquer riachinho, já que todos nós necessitamos da água.

Família Dinossauro

A humanidade precisa de reconectar com a natureza, entendê-la e valorizá-la. Perceber que somos parte dela e não meros admiradores. E como parte dela devemos garantir sua integridade para garantir a nossa. Se quisermos continuar vivendo nesse planeta em boas condições, é de responsabilidade da humanidade agir para isso. Caso contrário, nos restará apenas ficar sentados esperando a extinção.
__________________________
Os vídeos do episódio completo foram removidos do Youtube por violação de direitos autorais, mas consegui encontrar esse mostrando Dino se desculpando com a família.

Somos todos interligados Somos todos interligados Reviewed by Túlio Lima Botelho on 15:00 Rating: 5

Nenhum comentário: